A construção discursiva do ciberativismo

dialogismo, alteridade e pontos de vista

Autores/as

  • Camila da Silva Lucena Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palabras clave:

Hashtag, teoria dialógica, espaço virtual

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar a construção dialógica de campanhas virais que surgem nas redes sociais, motivadas por polêmicas que não acontecem necessariamente no meio virtual. Nos últimos anos, acompanhamos o surgimento de distintos recursos digitais que agrupam e propagam uma mensagem de modo mais instantâneo. Uma dessas ferramentas é a hashtag (#) que une vários dizeres a partir de uma “mensagem título” acompanhada por dito símbolo. Assim, tomando como foco discursos que acompanham uma hashtag, analisamos especificamente a campanha viral #meuprimeiroassédio que aconteceu em 2015, após uma menina de 12 anos, participante de um reality show de culinária, ser vítima de comentários com insinuações sexuais por partes de homens, muitas vezes de idade avançada. Com isso, os dizeres acompanhados por essa hashtag traziam situações de assédio ou comentário machistas, às vezes carregados de ironia, (re)acentuando o dizer para chamar atenção para o problema. Assim, por critérios metodológicos, iniciamos a problematização trazendo uma breve discussão sobre o espaço virtual com Levy (1999). Em seguida, discutimos as noções de alteridade e dialogismo, relações que atravessam os dizeres da hashtag #meuprimeiroassério, a partir da teoria dialógica bakhtiniana para, por fim, considerar a questão da (re)acentuação dos discursos a partir da noção de ponto de vista trabalhada em Cunha (2001, 2012).

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Biografía del autor/a

Camila da Silva Lucena, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Área de atuação: Análise do Discurso.Contato: camila.lucena@live.com.

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Publicado

2021-10-27

Cómo citar

da Silva Lucena, C. . (2021). A construção discursiva do ciberativismo: dialogismo, alteridade e pontos de vista. Encontros De Vista, 22(2), 32–40. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4758

Número

Sección

Artigos