Épica, romance, mito e literatura nacional

conciliação impossível?

Autores

  • Amanda Brandão Araújo Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

épica, romance, identidade, literatura nacionais

Resumo

Dificilmente o surgimento de um gênero literário se limita a invenção de uma classificação a mais, de mais um molde no qual poderão encaixar-se novos temas e a partir do qual se engendrará uma nova teoria. Como é possível depreender a partir do advento do romance na época moderna, os gêneros literários encerram em sua mais funda constituição o modo como o homem se relaciona com o mundo, supondo um caráter histórico, filosófico e transcendental. Da transição da poesia épica para o romance moderno pode-se vislumbrar o processo de dissonância entre o homem e o mundo, adisparidade entre o coletivo e o individual, entre a fraternidade e a solidão. O homem moderno não mais se contenta em ser a garganta a partir da qual seus deuses proferem a verdade, ele se apega a experiências individuais e tenta expressar o indizível criando novas formas. A partir dessa transição observamos neste ensaio possíveis relações existentes entre poesia épica, romance, mito, identidade e literaturas nacionais. Neste estudo fazem-se presentes, entre outras, as ideia de Lukács, Ian Watt, Walter Benjamin, Andre Jolles, Stanley Hopper, Claudio Magris, Jonathan Culler, João Alexandre Barbosa e Zygmunt Bauman.

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Biografia do Autor

Amanda Brandão Araújo, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Mestranda em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federalde Pernambuco (UFPE). Bolsista CNPQ. amanda.brandaoar@gmail.com

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Araújo, A. B. . (2021). Épica, romance, mito e literatura nacional: conciliação impossível?. Encontros De Vista, 10(2), 28–39. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4463

Edição

Seção

Artigos