Literatura e identidades locais

uma investigação escolar

Autores

  • Eduardo Henriques Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

Linguística aplicada, literatura pernambucana, formação de professores, ensino básico

Resumo

Este artigo trará os resultados de uma pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa (LP) acerca do ensino de Literatura nas escolas do estado de Pernambuco. O objetivo foi investigar o espaço da literatura pernambucana nas salas de aula das escolas de ensino médio regular, tanto de instituições públicas quanto privadas. Com foco na figura docente, ao realizar esta investigação, busquei entender a relação dos professores com os seus conteúdos curriculares, com os livros didáticos e com as instituições em que trabalham, contemplando questões como autonomia, planejamento didático e projetos pedagógicos. Ancorado na Linguística Aplicada, segundo a perspectiva crítica de Celani (2004;2000), Moita-Lopes (2013;2009) e Kleiman (2013;2004), engendrei esta pesquisa refletindo o espaço escolar, seus conteúdos, as relações sócio-culturais nele imbricadas e questões de identidade, como reconhecimento e pertença, de modo a trabalhar uma concepção de ensino que extrapole ações instrucionistas. Estas ações somente conduzem o educando pela sintaxe de conteúdos da "escolarização". Por isso, noutra perspectiva, a escola deve ser um espaço de formação de cidadãos crítico-reflexivos, autônomos e humanizados ainda que a gestão escolar possa configurar um entrave à prática docente, como veremos nas análises. Acreditando em Antônio Cândido (2012), quando afirma que a literatura humaniza o humano, devotei neste trabalho a minha atenção à literatura, notadamente à literatura pernambucana e seu estudo sistemático, em contexto escolar, em busca de práticas de situamento e imersão cultural e identitárias, mediadas pela docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henriques, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

AGUIAR, V. Leitura Literária: Da Teoria à Prática Social. In. LIMA, A. (org). O Direito à Literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. P.141-160.

AZEVÊDO, N. M. S. Um Diálogo entre a Leitura Literária e a Formação Docente. In. Reinações da Literatura Infantil e Juvenil. LIMA, A. (org). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011. P. 71-84.

CAMPOS, M. I. B. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d´Água, 2005.

CÂNDIDO, A. O Direito à Literatura. In. LIMA, A. (org). O Direito à Literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012. P. 17-40.

CARVALHO, R. Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em matérias. In.: Rescola – Reaprendendo a Ensinar. 2015. Disponível em <http://rescola.com.br/finlandia-sera-o-primeiro-pais-do-mundo-a-abolir-adivisaodoconteudo-escolar-em-materias> Acessado em 09 de Julho de 2015.

CELANI, M.A.A. Transdisciplinaridade na Lingüística Aplicada no Brasil. In:

SIGNORINI, I. & CAVALCANTI, M.C. (Orgs) Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade: Questões e Perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 129-142.

CHAER, G., DINIZ, R. R. P., RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf> Acessado em 10 de Julho de 2015.

DALVI, M.A. (org). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como Espaço de Desaprendizagem - Redescrições em Curso. In Por uma linguística aplicada INdisciplinar.

MOITALOPES, L. P. (org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65.

KLEIMAN, A. B. Agenda de Pesquisa e Ação em Linguística Aplicada: Problematizações. In. Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani. MOITALOPES, L. P. (org). São Paulo: Parábola, 2013. p. 39-58.

_______________. Abordagens de Leitura. Belo Horizonte: Scripta, 2004.

LIMA, A. (org). O Direito à Literatura. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.

MENDONÇA, M. (org). Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2012.

MOITA-LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani. MOITA-LOPES, L. P. (org). São Paulo: Parábola, 2013.

MOITA-LOPES, L. P. Da Aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In. Por uma linguística aplicada INdisciplinar. MOITA-LOPES, L. P. (org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 11-24.

ROUXEL, A. Aspectos Metodológicos do Ensino da Literatura. Traduzido por Neide Luzia de Rezende. In. DALVI, M.A. (org). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. P. 17-34.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Henriques, E. (2021). Literatura e identidades locais: uma investigação escolar. Encontros De Vista, 16(2), 4–18. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4660

Edição

Seção

Artigos