Pelas lentes do anjo pornográfico
Nelson Rodrigues e uma leitura expressionista
Palavras-chave:
Dramaturgia, Nelson Rodrigues, Teatro expressionista, TragédiaResumo
Este trabalho toma como corpus a peça Os sete gatinhos, do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e a analisa segundo uma leitura expressionista. Tendo como base a dramaturgia do autor e a postura estética por ele assumida, o objetivo deste artigo é identificar os elementos literários que aproximam esta peça à poética expressionista e a distanciam das tragédias (aristotélicas), gênero ao qual se integra na divisão mais notória da dramaturgia rodrigueana. Para tal, foram utilizados Castro (2014), Fischer (2009) e Facina (2004), como base à análise das autoimagens criadas pelo escritor, produtos do esforço de inserção na intelectualidade da época; Magaldi (1992, 2004), essencial à compreensão da dramaturgia rodrigueana; Aristóteles (2010), que dá conta do conceito e caracterização das tragédias; além de Magaldi (2012), Roubine (2003), Fraga (1998) e Vasques (2007), que fundamentam as definições de teatro grego e expressionista.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. A poética. 8 ed. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2010.
CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
CAMPOS, Paulo Mendes. Prefácio. In: RODRIGUES, Nelson. Os sete gatinhos. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamazov. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1970.
FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2004.
FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues expressionista. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras: uma ideia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
LIMA, Mariângela Alves de. Dramaturgia expressionista. In: GUINSBURG, Jacó (org.). O expressionismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. (p. 189-221)
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: Dramaturgia e encenações. 2 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.
MAGALDI, Sábato. Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004.
RIBEIRO, Roberto Mesquita. Jorge Andrade e o drama moderno no Brasil. Revista de história e estudos culturais, v. 2, n. 4, out./nov./dez. 2015. Disponível em:
http://www.revistafenix.pro.br/PDF5/DOSSIE%20-%20ARTIGO%204%20-%20ROBERTO%20MESQUITA.pdf. Acesso em: 28 jan. 2017.
RODRIGUES, Nelson. O óbvio ululante: primeiras confissões. São Paulo: Companhia das letras, 1993.
RODRIGUES, Nelson. O reacionário – memórias e confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
VASQUES, Eugênia. Expressionismo e teatro. Escola superior de Teatro e Cinema, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/104000.21/412. Acesso em: 28 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.