As Mashups Literárias e a Narrativa ‘Zumbi’ em Jane Austen
Palavras-chave:
Mashup Literária, Obras canônicas, Literatura fantástica.Resumo
Fenômeno da cultura de massa e da evolução da tecnologia no campo da literatura, as Mashups Literárias apresentam uma nova proposta de (re)leitura de obras canônicas na contemporaneidade. O gênero nascido da adaptação apropria-se de um texto da literatura clássica, inserindo-lhe elementos da dita cultura de massa. Tal produto híbrido em decorrência de seu caráter transgressor rompe com as convenções pré-estabelecidas em torno do conteúdo das obras canônicas. Tal fato suscita inúmeras indagações entre a crítica literária para possíveis debates em torno do compromisso de fidelidade, o valor da obra, conceito de originalidade dentre outras competências.Downloads
Referências
AUSTEN, Jane. Orgulho e preconceito. São Paulo: Peguin Classics e Companhia das Letras, 2011.
AUSTEN, Jane; GRAHAME-SMITH, Seth. Orgulho e preconceito e zumbis. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Crítica Literária Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CARVALHAL, Tânia. (org.). Literatura Comparada. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
EAGLETON, Terry. Introdução: o que é literatura. In: ___. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p.1-22.
JAUSS. Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura comparada, intertexto e antropofagia. In: Flores na escrivaninha. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Trad. Fernando Mascarello. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 4ª edição; 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.