As Mashups Literárias e a Narrativa ‘Zumbi’ em Jane Austen
Palabras clave:
Mashup Literária, Obras canônicas, Literatura fantástica.Resumen
Fenômeno da cultura de massa e da evolução da tecnologia no campo da literatura, as Mashups Literárias apresentam uma nova proposta de (re)leitura de obras canônicas na contemporaneidade. O gênero nascido da adaptação apropria-se de um texto da literatura clássica, inserindo-lhe elementos da dita cultura de massa. Tal produto híbrido em decorrência de seu caráter transgressor rompe com as convenções pré-estabelecidas em torno do conteúdo das obras canônicas. Tal fato suscita inúmeras indagações entre a crítica literária para possíveis debates em torno do compromisso de fidelidade, o valor da obra, conceito de originalidade dentre outras competências.Descargas
Citas
AUSTEN, Jane. Orgulho e preconceito. São Paulo: Peguin Classics e Companhia das Letras, 2011.
AUSTEN, Jane; GRAHAME-SMITH, Seth. Orgulho e preconceito e zumbis. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Crítica Literária Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CARVALHAL, Tânia. (org.). Literatura Comparada. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
EAGLETON, Terry. Introdução: o que é literatura. In: ___. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p.1-22.
JAUSS. Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura comparada, intertexto e antropofagia. In: Flores na escrivaninha. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Trad. Fernando Mascarello. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 4ª edição; 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.