Canudos: ressonâncias para além do Brasil
Palavras-chave:
Veredicto, Canudos, Sertões, Intertextualidade, EngajamentoResumo
Este ensaio tem por objetivo analisar o diálogo existente entre as obras Veredicto em Canudos, de Sándor Márai e Os Sertões, de Euclides da Cunha. Desde o título, da produção do húngaro, nota-se claramente a intertextualidade, principalmente se considerarmos que na constituição da própria palavra, intertextualidade, existe uma relação entre os textos. Assim, pretendemos realizar um estudo comparativo das obras supracitadas e discutir as peculiaridades que nos saltaram aos olhos e nos fascinaram diante desta sentença canudense. Para tanto, nos fundamentamos, especialmente, nos seguintes textos: “O Soldado Adormecido”, de Vasques da Cunha e “A estratégia da forma”, de Laurent Jenny.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Ressonâncias. In: _____ O Albatroz e o clichê. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004
_________. O estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.
CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Fontes, 1979.
LAURENT JENNY. A estratégia da forma. Poétique: revista de teoria e análise literárias. Nº 27. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.
VASQUES DA CUNHA, Martim. O soldado Adormecido. In: ______ A poeira da Glória. Rio de Janeiro: Record, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.