Canudos: ressonâncias para além do Brasil
Palabras clave:
Veredicto, Canudos, Sertões, Intertextualidade, EngajamentoResumen
Este ensaio tem por objetivo analisar o diálogo existente entre as obras Veredicto em Canudos, de Sándor Márai e Os Sertões, de Euclides da Cunha. Desde o título, da produção do húngaro, nota-se claramente a intertextualidade, principalmente se considerarmos que na constituição da própria palavra, intertextualidade, existe uma relação entre os textos. Assim, pretendemos realizar um estudo comparativo das obras supracitadas e discutir as peculiaridades que nos saltaram aos olhos e nos fascinaram diante desta sentença canudense. Para tanto, nos fundamentamos, especialmente, nos seguintes textos: “O Soldado Adormecido”, de Vasques da Cunha e “A estratégia da forma”, de Laurent Jenny.Descargas
Citas
CANDIDO, Antonio. Ressonâncias. In: _____ O Albatroz e o clichê. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004
_________. O estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.
CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Fontes, 1979.
LAURENT JENNY. A estratégia da forma. Poétique: revista de teoria e análise literárias. Nº 27. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.
VASQUES DA CUNHA, Martim. O soldado Adormecido. In: ______ A poeira da Glória. Rio de Janeiro: Record, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.