A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR E LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR: TRAVESSIAS DO DESEJO, ENCONTROS COM A ALTERIDADE

Autores

  • Deivity Kássio Correia Cabral Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Literatura, Filosofia, Psicanálise, Desejo, o "outro",

Resumo

A presente pesquisa busca entender possíveis relações, transversais aos aspectos formais, nas obras A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector e a Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Tais diálogos se referem ao confronto do “eu narrador” com o “outro” como meio de autoconhecimento e (re) inserção das personagens à normalidade da vida humana sob uma nova consciência; como também, a expressão de linguagem de ambos os autores, uma vez que é através de um trabalho de linguagem que a vida, o silêncio, o “outro” e o desejo passam a ser constituintes da tessitura narrativa. Por intermédio de observações, análises comparativas dos elementos internos/externos ligados à subjetividade dos indivíduos e suas relações com os aspectos formais da narrativa, bem como o pensamento dos seguintes autores: Jung (2008), Perrone-Moisés (1990), Holanda (1992) e Barthes (2012), refleti as teorias estudadas e busquei construir um conhecimento significativo acerca das experiências narradas. Só a partir de experiências vividas é que verdadeiramente interiorizamos o conhecimento apreendido. Sendo assim, a função primordial desta pesquisa é nortear uma reflexão maior acerca da existência humana, permitir seu aprofundamento e compreensão a partir do verbo literário; isto é, suas implicações de acesso ao inconsciente, levando o homem a alcançar uma maior clarividência de seu estar-no-mundo, bem como uma consciência expansiva de seu “ser” pessoal e coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivity Kássio Correia Cabral, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Letras/Língua Inglesa, Centro de Formação de Professores- UFRB, Amargosa-Bahia.

Referências

BARTHES, Roland. O rumor da língua. (trad. Mario Laranjeira). 3ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

HOLANDA, Lourival. Literatura e psicanálise: o desejo tornado letra. Recife (PE): UFPE (no prelo).

JUNG, Carl Gustav. Inconsciente pessoal e inconsciente coletivo. In: O eu e o inconsciente (trad. Dora Ferreira da Silva). Petrópolis: Vozes, 2008.

JUNG, Carl Gustav. Individuação. In: O eu e o inconsciente (trad. Dora Ferreira da Silva). Petrópolis: Vozes, 2008.

LEBRUN, Gerard. O conceito de paixão. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo: FUNARTE/Companhia das Letras, 2009.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NUNES, Benedito. A Paixão de Clarice Lispector. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo: FUNARTE/Companhia das Letras, 2009.

PERRONE-MOISÉS, LEYLA. Promessas, encantos e amavios. In: Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Cabral, D. K. C. (2021). A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR E LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR: TRAVESSIAS DO DESEJO, ENCONTROS COM A ALTERIDADE. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 6(1), 98–113. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3011