A PAIXÃO SEGUNDO G.H., DE CLARICE LISPECTOR E LAVOURA ARCAICA, DE RADUAN NASSAR: TRAVESSIAS DO DESEJO, ENCONTROS COM A ALTERIDADE
Palavras-chave:
Literatura, Filosofia, Psicanálise, Desejo, o "outro",Resumo
A presente pesquisa busca entender possíveis relações, transversais aos aspectos formais, nas obras A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector e a Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Tais diálogos se referem ao confronto do “eu narrador” com o “outro” como meio de autoconhecimento e (re) inserção das personagens à normalidade da vida humana sob uma nova consciência; como também, a expressão de linguagem de ambos os autores, uma vez que é através de um trabalho de linguagem que a vida, o silêncio, o “outro” e o desejo passam a ser constituintes da tessitura narrativa. Por intermédio de observações, análises comparativas dos elementos internos/externos ligados à subjetividade dos indivíduos e suas relações com os aspectos formais da narrativa, bem como o pensamento dos seguintes autores: Jung (2008), Perrone-Moisés (1990), Holanda (1992) e Barthes (2012), refleti as teorias estudadas e busquei construir um conhecimento significativo acerca das experiências narradas. Só a partir de experiências vividas é que verdadeiramente interiorizamos o conhecimento apreendido. Sendo assim, a função primordial desta pesquisa é nortear uma reflexão maior acerca da existência humana, permitir seu aprofundamento e compreensão a partir do verbo literário; isto é, suas implicações de acesso ao inconsciente, levando o homem a alcançar uma maior clarividência de seu estar-no-mundo, bem como uma consciência expansiva de seu “ser” pessoal e coletivo.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O rumor da língua. (trad. Mario Laranjeira). 3ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
HOLANDA, Lourival. Literatura e psicanálise: o desejo tornado letra. Recife (PE): UFPE (no prelo).
JUNG, Carl Gustav. Inconsciente pessoal e inconsciente coletivo. In: O eu e o inconsciente (trad. Dora Ferreira da Silva). Petrópolis: Vozes, 2008.
JUNG, Carl Gustav. Individuação. In: O eu e o inconsciente (trad. Dora Ferreira da Silva). Petrópolis: Vozes, 2008.
LEBRUN, Gerard. O conceito de paixão. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo: FUNARTE/Companhia das Letras, 2009.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
NUNES, Benedito. A Paixão de Clarice Lispector. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo: FUNARTE/Companhia das Letras, 2009.
PERRONE-MOISÉS, LEYLA. Promessas, encantos e amavios. In: Flores da escrivaninha: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.