REPENSANDO A LEITURA E A CIRCULAÇÃO DE POEMAS NAS REDES SOCIAIS
Palavras-chave:
redes sociais, Leminski, análise do discurso, ethosResumo
Este artigo introduz uma reflexão sobre o modo como as redes sociais contribuem para que os poemas, gênero literário que notadamente vinha perdendo leitores entre os adolescentes, se tornem menos impopulares entre a faixa etária de 14 a 18 anos. Além disso, busca-se também compreender de que maneira o letramento literário pode ser beneficiado com o uso de dispositivos móveis. A abordagem ocorrerá por meio da análise dos modos de circulação da obra de Paulo Leminski entre os jovens, observando-se aspectos da relação entre as características da obra do autor e as maneiras como seus poemas são tratados nas postagens em redes sociais. Para isso, recortamos sequências discursivas do Facebook, que compartilham poemas do autor curitibano. Os pressupostos teóricos da pesquisa são os da Análise do Discurso de linha francesa: os conceitos de cenografia e ethos de Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2010), as conjecturas de Jaqueline Authier-Revuz (1990) sobre heterogeneidade enunciativa, e por fim, as análises de Bauman (2008) e de Lipovetski (2007) sobre a contemporaneidade a partir da concepção de uma sociedade de consumidores.Downloads
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