REPENSANDO A LEITURA E A CIRCULAÇÃO DE POEMAS NAS REDES SOCIAIS
Palabras clave:
redes sociais, Leminski, análise do discurso, ethosResumen
Este artigo introduz uma reflexão sobre o modo como as redes sociais contribuem para que os poemas, gênero literário que notadamente vinha perdendo leitores entre os adolescentes, se tornem menos impopulares entre a faixa etária de 14 a 18 anos. Além disso, busca-se também compreender de que maneira o letramento literário pode ser beneficiado com o uso de dispositivos móveis. A abordagem ocorrerá por meio da análise dos modos de circulação da obra de Paulo Leminski entre os jovens, observando-se aspectos da relação entre as características da obra do autor e as maneiras como seus poemas são tratados nas postagens em redes sociais. Para isso, recortamos sequências discursivas do Facebook, que compartilham poemas do autor curitibano. Os pressupostos teóricos da pesquisa são os da Análise do Discurso de linha francesa: os conceitos de cenografia e ethos de Maingueneau (2005, 2006, 2008, 2010), as conjecturas de Jaqueline Authier-Revuz (1990) sobre heterogeneidade enunciativa, e por fim, as análises de Bauman (2008) e de Lipovetski (2007) sobre a contemporaneidade a partir da concepção de uma sociedade de consumidores.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.