"Escutar ou Ouvir?"

a contribuição da música no ensino-aprendizagem como fator cognitivo e uma forma de construção do pensamento crítico.

Autores

  • Anderson Santos Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Luciano Galdino da Silva Júnior Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Musical, Aprendizagem, Construção, Cognição

Resumo

Este artigo tem por objetivo a investigação na sala de aula com a implementação da educação artística musical e suas implicações no ensino-aprendizagem. Com este objetivo, descrevemos aqui, de forma resumida, a banalização musical como prática pedagógica, além de enfatizarmos os processos de aprendizagem organizacional, apoiados na psicologia humana, em três aspectos: os de afetividade, os de cognição e os de motivação social, e também pensar a expressão cultural e representatividade dos/as alunos/as, com base na literatura. Deu-se a escolha desse tema por pensarmos a música como um fator de integração dos/as estudantes para aumentarem suas visões cognitivas para que saiam de um estado de passividade para criarem um pensamento crítico. Para refletirmos como forma de colaboração, usamos como respaldo teóricos: (BRÉSCIA, 2003; BRITO, 2003; FONTERRADA, 2005; SEKEFF, 2007; PIAGET, 1991; LATHAM, 2007; GUSMÃO, 1999), dentre outros. Nesta perspectiva, a partir de uma análise qualitativa-interpretativista, constatamos que a música é um importante fator construtor de aspectos, como os de estimulações de outras áreas cerebrais, de interdisciplinaridade, de cognição, de afetividade e de integração social.

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Biografia do Autor

Luciano Galdino da Silva Júnior , Universidade Federal da Paraíba

UFPB - Universidade Federal da Paraíba. Unidade Acadêmica de João Pessoa. João Pessoa - PB - Brasil.

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Publicado

2022-08-20

Como Citar

Santos Bezerra, A., & Galdino da Silva Júnior , L. . (2022). "Escutar ou Ouvir?": a contribuição da música no ensino-aprendizagem como fator cognitivo e uma forma de construção do pensamento crítico. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 9(1), 29–43. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4097