REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE EMISSOR E TIPOS DE ARGUMENTOS EM CARTAS DE AMOR DO SERTÃO DO PAJEÚ-PE
Palavras-chave:
Análise Textual dos Discursos, cartas de amor, emissor, orientação argumentativa, representações discursivas.Resumo
Neste artigo, apresentamos as análises das representações discursivas e a natureza dos argumentos utilizados pelo emissor em cartas de amor do Sertão do Pajeú, da década de 50 do século XX. O estudo concentra-se no escopo teórico da Linguística Textual, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos, empreendida por Jean-Michel Adam (2011). A pesquisa é de cunho qualitativo, seguindo os pressupostos da pesquisa documental. O corpus foi selecionado no Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc), ligado ao PHPB (Projeto Para a História do Português Brasileiro). Nossa hipótese é a de que as escolhas linguísticas usadas para constituir uma determinada representação, neste caso, a representação discursiva de emissor, é feita em razão de uma determinada intenção argumentativa – explicar-se, declarar-se, dar ênfase aos afetos direcionados ao destinatário das missivas. No procedimento analítico, valemo-nos das categorias teóricas: referenciação, predicação, modalização e conexão e dos tipos de argumentos empregados nos enunciados.Downloads
Referências
ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
GRIZE, Jean-Blaize. Logique naturelleet communications. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Célia Regina dos Santos. Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval. São Paulo: Parábola, 2018.
NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006.
QUEIROZ, Maria Eliete. Representações discursivas no discurso político: “Não me sigla e legenda por acaso”: o discurso de renúncia do senador Antônio Carlos Magalhães (30/05/2001). 2013. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal Rural do Rio Grande do Norte, PPGEL, Natal, 2013.
RODRIGUES, Maria das Graças Soares; PASSEGGI, Luis; SILVA NETO, João Gomes. “Voltarei. O povo me absolverá...”:a construção de um discurso político de renúncia. In.: _____; _____; _____ (Orgs.). Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010, p. 150-195.
SANTOS, Maria de Fátima Silva dos. As representações discursivas de vítima na construção dos sentidos em textos de inquéritos policiais. Odisseia, Natal, RN, v. n. 12, p. 76-94, jan./jun. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.