TORNAR-SE NEGRO OU AS VICISSITUDES DA IDENTIDADE DO NEGRO EM ASCENÇÃO SOCIAL, DE NEUZA SOUZA SANTOS
Palavras-chave:
Tornar-se negro, Neuza Souza Santos, ResenhaResumo
Em seu livro, Tornar-se Negro (1983), a Psiquiatra e Psicanalista Neuza Santos nos traz uma série de reflexões a respeito dos fatores de neuroses e outras doenças psíquicas ocasionadas às pessoas negras no Brasil, em decorrência de suas compulsões de ajuste aos padrões estéticos e comportamentais do mundo branco. Em outras palavras, a autora exerce uma análise dos efeitos do racismo antinegro na formação da subjetividade das pessoas negras no Brasil, especificamente a partir da evidenciação da incidência de neuroses e adoecimentos psíquicos diversos à população negra em ascensão ou em busca de distinção social rumo ao mundo dos brancos.Downloads
Referências
SANTOS, Neuza Souza. Tornar-se Negro ou as Vicissitudes da Identidade do Negro em Ascenção Social. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.