O DESAFIO DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS PARA A REORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
ESTUDO DE CASO DE UM COLÉGIO DE MARAU
Palavras-chave:
Ensino remoto; Desafios; Planejamento.Resumo
O presente artigo aborda os principais desafios enfrentados pelos educadores de séries iniciais para a reorganização do planejamento didático durante a pandemia de Covid-19. Em virtude de ser uma situação recente e que se expande a todos os níveis de ensino, verificou-se a necessidade e importância deste estudo. A partir disso, surge a questão “Quais foram os principais desafios encontrados pelos docentes para reelaborar seu planejamento didático na implementação das aulas remotas?” Para fundamentar a escrita e responder a esse questionamento, foram realizadas entrevistas com educadoras que atuam nas séries iniciais, em um colégio de Marau/RS, bem como dispôs-se de pesquisas bibliográficas, com o intuito de conceituar aspectos relacionados ao assunto. Os objetivos desta pesquisa envolvem identificar os principais desafios enfrentados pelos professores durante as aulas remotas e compreender como ocorreu a readequação do planejamento didático. Este estudo poderá servir para que outros profissionais possam tomar conhecimento sobre as experiências relatadas e as alternativas encontradas por esses docentes para adequar suas aulas ao formato de ensino remoto.Downloads
Referências
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251>. Acesso em: 11 mar. 2021.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância. v. 7, n. 1, 2020, p. 257-275. Disponível em: . Acesso em: 10/12/2020.
BRASIL, Decreto MEC nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm>. Acesso em: 10/12/2020.
GARCIA, Tânia C. M. et. Al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf>. Acesso em 13/03/2021.
OLIVEIRA, Maria S. L. et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020. Disponível em <http://www.decon.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/di%C3%A1logo.com_.docentes.ensino.remoto.planejamento.did%C3%A1tico.pdf>. Acesso em 10/12/2020.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike CC. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médico em Santa Catarina, 2020.Disponível em : <https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf>. Acesso em 18/05/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.