O DESAFIO DOS PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS PARA A REORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
ESTUDO DE CASO DE UM COLÉGIO DE MARAU
Palabras clave:
Ensino remoto; Desafios; Planejamento.Resumen
O presente artigo aborda os principais desafios enfrentados pelos educadores de séries iniciais para a reorganização do planejamento didático durante a pandemia de Covid-19. Em virtude de ser uma situação recente e que se expande a todos os níveis de ensino, verificou-se a necessidade e importância deste estudo. A partir disso, surge a questão “Quais foram os principais desafios encontrados pelos docentes para reelaborar seu planejamento didático na implementação das aulas remotas?” Para fundamentar a escrita e responder a esse questionamento, foram realizadas entrevistas com educadoras que atuam nas séries iniciais, em um colégio de Marau/RS, bem como dispôs-se de pesquisas bibliográficas, com o intuito de conceituar aspectos relacionados ao assunto. Os objetivos desta pesquisa envolvem identificar os principais desafios enfrentados pelos professores durante as aulas remotas e compreender como ocorreu a readequação do planejamento didático. Este estudo poderá servir para que outros profissionais possam tomar conhecimento sobre as experiências relatadas e as alternativas encontradas por esses docentes para adequar suas aulas ao formato de ensino remoto.Descargas
Citas
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 348–365, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251>. Acesso em: 11 mar. 2021.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação a Distância. v. 7, n. 1, 2020, p. 257-275. Disponível em: . Acesso em: 10/12/2020.
BRASIL, Decreto MEC nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm>. Acesso em: 10/12/2020.
GARCIA, Tânia C. M. et. Al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf>. Acesso em 13/03/2021.
OLIVEIRA, Maria S. L. et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020. Disponível em <http://www.decon.ufrpe.br/sites/ww4.deinfo.ufrpe.br/files/di%C3%A1logo.com_.docentes.ensino.remoto.planejamento.did%C3%A1tico.pdf>. Acesso em 10/12/2020.
VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike CC. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médico em Santa Catarina, 2020.Disponível em : <https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf>. Acesso em 18/05/2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.