PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA AMAZÔNIA MARAJOARA:

A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 POR OUTRAS LINHAS

Autores

  • Karley dos Reis Ribeiro UFPA
  • Raquel Amorim dos Santos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Lei n° 10.639/2003, Decolonialidade

Resumo

O presente estudo se propôs a analisar as práticas pedagógicas de Língua Inglesa (LI) à luz da perspectiva decolonislista sobre a hegemonia da LI na implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública em Salvaterra-PA, da Amazônia Marajoara. Para tanto, apresentamos um diálogo com autores da Linguística Aplicada (LA) O estudo é de abordagem qualitativa e o método é sustentado na pesquisa-ação. Os resultados revelaram a desconstrução do caráter hegemônico do idioma pelos estudantes, e fomentou novas perspectivas históricas e culturais em torno do aprendizado da LI.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

dos Reis Ribeiro, K., & Santos, R. A. dos. (2023). PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA AMAZÔNIA MARAJOARA:: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 POR OUTRAS LINHAS . Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 10(1), 97–113. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/5278