PERSPECTIVAS DECOLONIAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA AMAZÔNIA MARAJOARA:
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 POR OUTRAS LINHAS
Keywords:
Língua Inglesa, Lei n° 10.639/2003, DecolonialidadeAbstract
O presente estudo se propôs a analisar as práticas pedagógicas de Língua Inglesa (LI) à luz da perspectiva decolonislista sobre a hegemonia da LI na implementação da Lei nº. 10.639/03. O estudo foi realizado com um grupo de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública em Salvaterra-PA, da Amazônia Marajoara. Para tanto, apresentamos um diálogo com autores da Linguística Aplicada (LA) O estudo é de abordagem qualitativa e o método é sustentado na pesquisa-ação. Os resultados revelaram a desconstrução do caráter hegemônico do idioma pelos estudantes, e fomentou novas perspectivas históricas e culturais em torno do aprendizado da LI.Downloads
References
BOGDAN, Robert; BIKLEN, SariKnopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. 336p.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10/639 de 9 de janeiro de 2013: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2003.
BRETON, J.M. Reflexões anglófilas sobre a geopolítica do inglês. In: LACOSTE, Y (org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
CALDAS, M.; ALCADIPANI, R. Post-colonialism in Latin American Management: the
genesis and trail of north American reference in Brazilian culture and management.
Proceedings of Critical Management Studies Conference, Manchester, v. 3, 2003.
CANAGARAJAH, A. S. Resisting Linguistic Imperialism in EnglishTeaching. Oxford: Oxford University Press, 1999.
CANAGARAJAH, Suresh. Translanguaging in the classroom: Emerging issues for research and pedagogy. Applied Linguistics Review, v. 2, p. 1-28, 2011.
KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: Canthe Subaltern Act?. TESOL Quarterly, California, v. 50, n. 1, p. 66-85, march 2016. Disponível em: http://www.bkumaravadivelu.com/articles%20in%20pdfs/Kumaravadivelu%202016.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
MOITA LOPES, L. P. Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades sociais por meio da educação. São Paulo: TIRF, 2005. (Simpósio Inglês no Mundo Contemporâneo).
MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução de Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, Rio de Janeiro, n. 34., p. 287-324, 2008. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/joomla/images/stories/edicoes/34/traducao.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.
MIGNOLO, W. D. Educación y decolonialidad: aprender a desaprender para poder reaprender: Um diálogo geopolítico-pedagógico com Walter Mignolo. Revista del IICE, n. 35, p. 61-71, 2014. [Entrevista concedida a Facundo Giuliano e Daniel Berisso].
PACHECO, A. S. As Áfricas nos Marajós: Visões, fugas e redes de contatos. In: SCHAAN, D. P.; MARTINS, C. P. (org.). Muito além dos campos: arqueologia e história da Amazônia Marajoara. Belém: Gknoronha, 2010.
PEASE, D. US Imperialism: global dominance without colonies. In H. Schwarz, S. Ray (Eds.) A Companion to Postcolonial Studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2005.
PENNYCOOK, Alastair. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org). Por uma linguística aplicada Interdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
RAJAGOPALAN, K. A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil: por uma política prudente e propositiva. In: LACOSTE, Y (org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
RIBEIRO, K. R. Currículo de língua inglesa nas discursividades de professoras da educação escolar quilombola na Amazônia Marajoara. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Pará – UFPA, 2022.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.