COMPETÊNCIA DESCRITIVA: HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA
Palavras-chave:
Texto, Competência descritiva, Categoria do descritivoResumo
Este artigo se propõe a pensar a necessidade do desenvolvimento da competência descritiva para a produção textual. Apoia-se nos estudos de Marquesi sobre o Descritivo (2004; 2012); bem como a produção textual e suas competências em Koch (2013); Koch e Elias (2012); Coutinho (2003); Beaugrande (1997); Marcuschi (2008) e Travaglia (2014, no prelo). Considera-se que a competência descritiva envolve um conjunto de habilidades de criação e recriação, de síntese e de análise, de atividade conjunta e refletida perante a construção de textos.Downloads
Referências
BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse: cognition, communication, and freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey, Ablex, 1997.
COUTINHO, M. A. Texto(s) e Competência Textual. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
______. O texto e a construção de sentidos. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 2013. MARQUESI, S. C. A Organização do texto descritivo. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
______. Sequências textuais descritivas em textos opinativos: reflexões para o ensino. In: Mesa Redonda: Texto, Gramática e Ensino de Língua Portuguesa. Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos de Português (IP-PUC/SP). 26 a 28 de abril de 2012, p.1-49.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual e ensino da língua. A ser publicado como capítulo do livro Linguística Textual e Análise da conversação (GTLAC) da ANPOLL. Uberlândia; ILEEL / Universidade Federal de Uberlândia. Cópia de inédito, outubro de 2014, 42 p. No prelo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.