COMPETÊNCIA DESCRITIVA: HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA

Autores/as

  • Vânia Cristina de Oliveira Mestranda da PUC/SP –

Palabras clave:

Texto, Competência descritiva, Categoria do descritivo

Resumen

Este artigo se propõe a pensar a necessidade do desenvolvimento da competência descritiva para a produção textual. Apoia-se nos estudos de Marquesi sobre o Descritivo (2004; 2012); bem como a produção textual e suas competências em Koch (2013); Koch e Elias (2012); Coutinho (2003); Beaugrande (1997); Marcuschi (2008) e Travaglia (2014, no prelo). Considera-se que a competência descritiva envolve um conjunto de habilidades de criação e recriação, de síntese e de análise, de atividade conjunta e refletida perante a construção de textos.

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Citas

BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse: cognition, communication, and freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey, Ablex, 1997.

COUTINHO, M. A. Texto(s) e Competência Textual. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.

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MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual e ensino da língua. A ser publicado como capítulo do livro Linguística Textual e Análise da conversação (GTLAC) da ANPOLL. Uberlândia; ILEEL / Universidade Federal de Uberlândia. Cópia de inédito, outubro de 2014, 42 p. No prelo.

Publicado

2015-11-26

Cómo citar

Oliveira, V. C. de. (2015). COMPETÊNCIA DESCRITIVA: HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 2(1), 122–131. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/551