JUDITH TEIXEIRA E O SEU LEGADO
Palavras-chave:
Judith Teixeira, Lena de Valois, pseudônimo, literatura portuguesaResumo
Judith Teixeira (1880-1959) é uma especial figura no panorama literário português dado o caráter suis generis da sua obra, que chegou a abalar o status quo instituído, mercê da sua diferencial força criativa: a capacidade de ousar, de plasmar o corpo e elevar o desejo feminino a um grau até então sequer insinuado. Para precisar sua proeminência dentro desta literatura, é preciso frisar que a autora de Decadência despertou a ira e o mal-estar do público mais conservador, devido ao conteúdo queer de seus poemas. Ao lado das obras de António Botto (Canções) e de Raul Leal (Sodoma divinizada), o seu citado livro integrou a polêmica “Literatura de Sodoma” (1923), que expôs claramente a animosidade social e política face a esse discurso desviante do cânone.Downloads
Referências
ALONSO, Cláudia Pazos. “Judith Teixeira: um caso modernista insólito”. In TEIXEIRA, Judith. Poesia e Prosa. Org. e estudos introdutórios de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva Lisboa: Dom Quixote, 2015, p. 21-38.
GARAY, René Pedro. “Sexus sequor: Judith Teixeira e o discurso modernista português”. In Faces de Eva: Estudos sobre a mulher. N.ª 5. Lisboa: Edições Colibri, 2001, p. 59-60.
SILVA, Fabio Mario da; RITA Annabela; DAL FARRA, Maria Lúcia; VILELA, Ana Luísa; OLIVEIRA, Ana Maria Oliveira (Orgs.). Judith Teixeira: ensaios críticos. No centenário do Modernismo. Viseu: Edições Esgotadas, 2017.
TEIXEIRA, Judith. “A Polícia e as Letras. O caso da apreensão dos livros e o que nos afirma D. Judith Teixeira”. In Diário de Lisboa. Nº 586. Ano 2. Terça, 6 de Março de 1923. Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos. Disponível em: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_32787. Acesso em 16 de maio de 2023.
TEXEIRA Judith. Poesia e Prosa. Organização e estudos introdutórios de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva. Lisboa: Dom Quixote, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.