JUDITH TEIXEIRA E O SEU LEGADO
Palabras clave:
Judith Teixeira, Lena de Valois, pseudônimo, literatura portuguesaResumen
Judith Teixeira (1880-1959) é uma especial figura no panorama literário português dado o caráter suis generis da sua obra, que chegou a abalar o status quo instituído, mercê da sua diferencial força criativa: a capacidade de ousar, de plasmar o corpo e elevar o desejo feminino a um grau até então sequer insinuado. Para precisar sua proeminência dentro desta literatura, é preciso frisar que a autora de Decadência despertou a ira e o mal-estar do público mais conservador, devido ao conteúdo queer de seus poemas. Ao lado das obras de António Botto (Canções) e de Raul Leal (Sodoma divinizada), o seu citado livro integrou a polêmica “Literatura de Sodoma” (1923), que expôs claramente a animosidade social e política face a esse discurso desviante do cânone.Descargas
Citas
ALONSO, Cláudia Pazos. “Judith Teixeira: um caso modernista insólito”. In TEIXEIRA, Judith. Poesia e Prosa. Org. e estudos introdutórios de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva Lisboa: Dom Quixote, 2015, p. 21-38.
GARAY, René Pedro. “Sexus sequor: Judith Teixeira e o discurso modernista português”. In Faces de Eva: Estudos sobre a mulher. N.ª 5. Lisboa: Edições Colibri, 2001, p. 59-60.
SILVA, Fabio Mario da; RITA Annabela; DAL FARRA, Maria Lúcia; VILELA, Ana Luísa; OLIVEIRA, Ana Maria Oliveira (Orgs.). Judith Teixeira: ensaios críticos. No centenário do Modernismo. Viseu: Edições Esgotadas, 2017.
TEIXEIRA, Judith. “A Polícia e as Letras. O caso da apreensão dos livros e o que nos afirma D. Judith Teixeira”. In Diário de Lisboa. Nº 586. Ano 2. Terça, 6 de Março de 1923. Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos. Disponível em: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_32787. Acesso em 16 de maio de 2023.
TEXEIRA Judith. Poesia e Prosa. Organização e estudos introdutórios de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva. Lisboa: Dom Quixote, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.