XENOFOBIA: MEDO E REJEIÇÃO AO ESTRANGEIRO NO BRASIL, DE DURVAL MUNIZ ALBUQUERQUE JÚNIOR:

RESENHA DE UMA LEITURA COMENTADA

Autores/as

  • João Paulo Santos Batista Universidade Federal de Sergipe
  • Jocenilson Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

análise do discurso, xenofobia, estrangeiro, mídia

Resumen

O presente trabalho tem como enfoque a construção de um diálogo entre a obra Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro, do autor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, e o trabalho de pesquisa feito pelos autores desta resenha, concentrando-se no tema dos estrangeiros e os discursos xenófobos em circulação nas mídias jornalísticas e redes sociais. Discutindo a integração, aplicabilidade das leis, atos institucionais e individuais em relação aos migrantes/refugiados, além das causas que fazem grupos e populações se deslocarem de modo interno (dentro de seu território) e externo (entre países e continentes), colocando em debate os movimentos migratórios, a globalização e a problemática da xenofobia, racismo e preconceito contra os estrangeiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Paulo Santos Batista, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em letras português na Universidade Federal de Sergipe, foi bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ 2018), membro do grupo de estudos filológicos em Sergipe (GEFES), colaborador no projeto de extensão UFS na Peleja Contra o Plágio e pesquisador (COPES/2020) em discursos xenofobos em midias brasileiras.

Jocenilson Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe(UFS), Campus São Cristóvão. Tem Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2015) e Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/2008)

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Xenofobia: medo e rejeição ao estrangeiro. São Paulo: Cortez, 2016.

CORTINA, A. Aporofobia: el rechazo al pobre: un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós, 2017.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. Curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GOLDSTEIN, M. Xenofobias, terror y violencia: erótica de la crueldad. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2006.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PITZ, D. O trabalho de imigrantes no Brasil em condições análogas à escravidão e as medidas adotadas para sua erradicação e garantia dos direitos humanos fundamentais. Revista Jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina, n. 12, jan./jun., 2016. Disponpível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/U_Fato_Direito/article/view/3601/2572>. Acesso em: 30 out. 2020.

Publicado

2021-07-10

Cómo citar

Batista, J. P. S., & Ribeiro, J. (2021). XENOFOBIA: MEDO E REJEIÇÃO AO ESTRANGEIRO NO BRASIL, DE DURVAL MUNIZ ALBUQUERQUE JÚNIOR: : RESENHA DE UMA LEITURA COMENTADA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 179–188. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3930