DE MARCELO RUBINI A JEP GAMBARDELLA: A CONSTRUÇÃO DO EU ATRAVÉS DA ALTERIDADE

Autores/as

  • Marcela Adélia de Oliveira Leite Graduando em Letras na UNIESP Sertãozinho
  • Ivo Di Camargo Jr. Professor de Linguística na UNIESP Sertãozinho e Mestre em Linguística pela UFSCar

Palabras clave:

Alteridade, Cinema, Dialogismo, Ideologia, Polifonia

Resumen

A motivação maior deste artigo é o fato do cinema ter uma aproximação com a realidade, tendo o princípio da Alteridade, proposto por Bakhtin, como maior catalisador. Foram analisadas as personagens Marcelo Rubini, do filme La Dolce Vita (1960), de Federico Fellini e Jep Gambardella, do filme La Grande Bellezza (2014) de Paolo Sorrentino, com o intuito de dialogar diacronicamente que suas relações com a alta sociedade romana, somadas ao passar do tempo, deram origem a dois homens semelhantes, mas com visões de mundo modificadas pelo olhar do tempo, respondendo aos questionamentos filosóficos propostos. Neste trabalho tentaremos demonstrar isto por meio dos conceitos da filosofia da linguagem bakhtiniana.

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Citas

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Publicado

2015-11-26

Cómo citar

Leite, M. A. de O., & Di Camargo Jr., I. (2015). DE MARCELO RUBINI A JEP GAMBARDELLA: A CONSTRUÇÃO DO EU ATRAVÉS DA ALTERIDADE. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 2(1), 68–78. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/547