DESDOBRAMENTOS DO KÜNSTLERROMAN EM ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS

Autores/as

  • Kim Tiveron da Costa Universität Hamburg – Fakultät für Geisteswissenschaften SLM II – Institut für Romanistik – Hamburg – HH – CEP: PLZ 20146

Palabras clave:

Künstlerroman, Graciliano Ramos, Ficção poetológica, Auto-reflexividade.

Resumen

O presente artigo busca vincular o romance Angústia (1936), de Graciliano Ramos, ao Künstlerroman (ou romance de artista), a fim de analisá-lo mediante conceitos oriundos do arcabouço teórico sobre o referido gênero, quais sejam: o caráter poetológico da narrativa autoreflexiva, a representação crítica de conjunturas históricas e socioculturais em seu complexo temático, o autoquestionamento artístico e da própria linguagem literária, bem como as atribulações identitárias do artista representadas por meio de sua problemática ubicação social. Assim, tentar-se-á lançar luz sobre o modo com que o autor alagoano reflete criticamente o papel do artista na sociedade, problematiza o labor literário dentro do próprio romance, e põe a literatura em questão. Além disso, será proposta uma possibilidade de leitura para o terceiro romance de Graciliano Ramos, cujo interesse se pauta na aplicação de concepções inerentes ao Künstlerroman, gênero este relativamente ignorado pela crítica literária brasileira.

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Citas

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Publicado

2015-11-26

Cómo citar

Costa, K. T. da. (2015). DESDOBRAMENTOS DO KÜNSTLERROMAN EM ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 2(1), 79–92. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/548