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A obra aqui analisada se insere como produção da memória de um povo, tomado o local de fala, isto é, a autoria negra como base para uma narrativa com enfoque na subjetividade do negro e também como representação de uma coletividade, que sofre com as marcas da escravidão. Conceição Evaristo ao produzir a obra Ponciá Vicêncio parte do que conhece e da sua visão de autoria feminina negra, caracterizando como espaço de produção de quem tem propriedade para falar (ou escrever) sem propagar a estereotipagem do negro. Tornando a obra possível de ser analisada pelos conceitos de memória e trauma, baseando-se em autores como Duarte (2014) com os conceitos de literatura afro-brasileira, tendo também Ianni (2014) como representante desse ponto de vista, e voltado para memória pode-se mencionar Halbwachs (1990) mais voltado para memória coletiva, e Nora (1993) que fala dos lugares de memória.Descargas
Citas
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DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In. DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria de Nazareth Soares (Orgs). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, 1ª reimpr., v. 4, p. 375-403.
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NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução Yara Aun Knoury. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo. 1993, p. 7-28.
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