Brasil

Autores/as

  • Claudionor Ramalho Santana UESPI

Palabras clave:

Brasil

Resumen

A obra aqui analisada se insere como produção da memória de um povo, tomado o local de fala, isto é, a autoria negra como base para uma narrativa com enfoque na subjetividade do negro e também como representação de uma coletividade, que sofre com as marcas da escravidão. Conceição Evaristo ao produzir a obra Ponciá Vicêncio parte do que conhece e da sua visão de autoria feminina negra, caracterizando como espaço de produção de quem tem propriedade para falar (ou escrever) sem propagar a estereotipagem do negro. Tornando a obra possível de ser analisada pelos conceitos de memória e trauma, baseando-se em autores como Duarte (2014) com os conceitos de literatura afro-brasileira, tendo também Ianni (2014) como representante desse ponto de vista, e voltado para memória pode-se mencionar Halbwachs (1990) mais voltado para memória coletiva, e Nora (1993) que fala dos lugares de memória.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução Myruam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem negra na literatura brasileira contemporânea. In. DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria de Nazareth Soares (Orgs). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, v. 4, p. 309-337.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In. DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria de Nazareth Soares (Orgs). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, 1ª reimpr., v. 4, p. 375-403.

DUARTE, Eduardo de Assis. Maria Firmino dos Reis: na contracorrente do escravismo, o negro como referência moral. In. PINTO, Ana Flávia Magalhães; CHALHOUB, Sidney (Orgs). Pensadores negros – pensadoras negras: Brasil, séculos XIX e XX. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016, p. 41-58.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 1ª ed., 2017.

EVARISTO, Conceição. Gênero e Etnia: uma escre(vivência) de dupla face. 2003. Disponível em http://nossaescrevivencia.blogspot.com/2012/08/genero-e-etnia-uma-escrevivencia-de.html Acesso em 20 de janeiro de 2021.

GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1990.

IANNI, Octávio. Literatura e consciência. In. DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria de Nazareth Soares (Orgs). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, 1ª reimpr., v. 4, p. 183-244.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução Yara Aun Knoury. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). São Paulo. 1993, p. 7-28.

Publicado

2025-11-14

Cómo citar

Ramalho Santana, C. (2025). Brasil. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas , 11(01), 88–100. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/5855