A PULSEIRA AZUL DO FILÓLOGO: UMA LEITURA DE NOTA DE RODAPÉ, DE JOSEPH CEDAR

Autori

Parole chiave:

Memória Cultural, Cinema judaico

Abstract

O presente trabalho traz a leitura do filme Nota de Rodapé, de Joseph Cedar a partir dos conceitos de memória cultural, fama e lixo apresentados por Aleida Assmann em seu livro Espaços de Recordação. O filme é a narrativa da tensão entre dois pesquisadores do Talmude, Eliezer Shkolnik e Uriel Shkolnik que são, também, pai e filho. O ápice do enredo é quando o Shkolnik pai recebe uma ligação informando-o que foi escolhido para  receber o prêmio Israel. Porém, a ligação foi um engano, visto que o verdadeiro ganhador foi  seu filho. Uriel se esforça para manter o prêmio destinado ao pai. O objetivo deste trabalho é apontar, nas cenas, que o move Uriel a manter a mentira é o desejo der qu fazer com que o pai seja valorizado pela coletividade. Com isso, ele acredita que alcançará seu próprio reconhecimento no espaço de recordação familiar. A conclusão foi que Eliezer Shkolnik não consegue, de fato, uma entrada para a memória cultural, mas alcança a fama, visto que a premiação não é pautada em uma verdade e, para além disso, a cena final do filme é uma encenação do recebimento do prêmio, em uma ilustração do conceito de fama apresentado por Aleida Assmann.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Hêmille Raquel Santos Perdigão, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharela em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto.Mestranda em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Riferimenti bibliografici

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da UNICAMP, 2018.

HORÁCIO. Odes e epodos. Tradução de Bento Prado de Almeida Ferraz. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

PESSOA, Fernando. Poesia Completa de Ricardo Reis. São Paulo: Companhia de Bolso, 2015.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: Cultura da memória e guinada subjetiva. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

VASCONCELOS, Carolina Michaëlis de. Lições de Filologia Portuguesa. São Paulo: Livraria Martins Fontes, n/d.

Filmografia

NOTA DE RODAPÉ. Roteiro e direção de Joseph Cedar.. Israel: Produção de David Mandil, Moshe Edery e Leon Edery , 2011. Distribuidor Sony Pictures classics.2011. Canal MGM. (105 minutos), colorido.

Pubblicato

2021-07-10

Come citare

Perdigão, H. R. S. (2021). A PULSEIRA AZUL DO FILÓLOGO: UMA LEITURA DE NOTA DE RODAPÉ, DE JOSEPH CEDAR. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 110–134. Recuperato da https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3881