GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores

  • Elaine Cristina Nascimento da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST)

Palavras-chave:

ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Resumo

Nesta pesquisa, investigamos o trabalho de exploração das característicasdos gêneros textuais. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como érealizada a transposição didática dos gêneros textuais para as aulas de LínguaPortuguesa? Para compreendermos melhor o nosso objeto,apoiamo-nos na concepção de língua como interação Bakhtin (2002) e, relacionadaa esta, a concepção de gêneros textuais como instrumentos mediadores entre osujeito e as atividades sociais (BAKHTIN, 1997; BAZERMAN, 2005; DOLZ ESCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008). Participou dapesquisa uma professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, numa turma de6º ano. Ela desenvolveu duas sequências de atividades, envolvendo os gênerostextuais poema e notícia. As análises mostraram que ela, na maioria das vezes,centrou suas intervenções no gênero em si (e por si só) e o tratou como seensina tradicionalmente a gramática normativa. Ou seja, suas práticas apontaramuma predisposição a fazer diferente, embora ainda esteja presa a procedimentosmetodológicos tradicionais. Concluímos que o problema não está em didatizar oconhecimento, no caso aqui o gênero textual, mas em como isso é feito. A escolatem, por vezes, realizado essa didatização longe das práticas sociais delinguagem e de forma mecânica, e isso tem gerado resultados insatisfatórios.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Nascimento da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST)

Departamento de LetrasLinguagem e Educação

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Nascimento da Silva, E. C. (2014). GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 1. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/203

Edição

Seção

LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS