GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Palavras-chave:
ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICAResumo
Nesta pesquisa, investigamos o trabalho de exploração das característicasdos gêneros textuais. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como érealizada a transposição didática dos gêneros textuais para as aulas de LínguaPortuguesa? Para compreendermos melhor o nosso objeto,apoiamo-nos na concepção de língua como interação Bakhtin (2002) e, relacionadaa esta, a concepção de gêneros textuais como instrumentos mediadores entre osujeito e as atividades sociais (BAKHTIN, 1997; BAZERMAN, 2005; DOLZ ESCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008). Participou dapesquisa uma professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, numa turma de6º ano. Ela desenvolveu duas sequências de atividades, envolvendo os gênerostextuais poema e notícia. As análises mostraram que ela, na maioria das vezes,centrou suas intervenções no gênero em si (e por si só) e o tratou como seensina tradicionalmente a gramática normativa. Ou seja, suas práticas apontaramuma predisposição a fazer diferente, embora ainda esteja presa a procedimentosmetodológicos tradicionais. Concluímos que o problema não está em didatizar oconhecimento, no caso aqui o gênero textual, mas em como isso é feito. A escolatem, por vezes, realizado essa didatização longe das práticas sociais delinguagem e de forma mecânica, e isso tem gerado resultados insatisfatórios.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.