OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS
Palavras-chave:
Poesia, Barroco, Sátira.Resumo
Filho de uma época de profundas metamorfoses, Tomé Tavares (1570-1634) insere-se nas coordenadas de um espírito barroco, marcado pelo desnudamento das palavras e pela ‘guilhotina’ da sátira viperina e desmedida. Numa sociedade manchada pela hipocrisia e pelas frivolidades mundanas, a sátira burlesca surge como um sopro regenerador, dando lugar não só a um riso irreverente, muitas vezes de cumplicidade, mas também como factor de libertação mediante um mundo impregnado de valores deturpados.Downloads
Referências
BOCCACCIO, Giovanni. Decâmeron, tt. I, II. Mem Martins: Publicações Europa-América, s/d.
CORREIA, Natália. Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica: dos cancioneiros medievais à actualidade. Lisboa: Ulisseia, 2000.
DINIS, Cidália. Obras Burlescas de Tomé Tavares – Estudo e Edição Crítica. Germany: Martin Meidenbauer, 2008.
FLORA, Francesco. Storia della Litteratura Italiana. vol. I. Verona: Arnoldo Mondadori, 1967.
HODGART, Mattew. La sátira. Madrid: s. e., 1969.
MOMIGLIANO, Attilio. História da Literatura Italiana: das origens até aos nossos dias. São Paulo: Instituto progresso editorial, 1948.
MORAIS, Cristóvão Alão de. Pedatura Lusitana, vol. III. Braga, 1997.
ROSA, António Ramos. Poesia, Liberdade Livre. Lisboa, 1986.
SHELLEY, Percy. Defensa de la poesia. Buenos Aires, 1946.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.