OS USOS SOCIAIS DO GÊNERO MUSICAL E SUA RELAÇÃO COM A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Gênero musical, Descrição musical, Identidade social

Resumo

Esse ensaio traz uma reflexão sobre as camadas do gênero musical na sua construção histórica, política e social e suas transformações vinculadas a uma espécie de colonialidade mercadológica. Sendo uma designação linguística comumente utilizada por pessoas ligadas ou não à prática ou estudo de música, essa reflexão inicial apresenta a relevância e a complexidade do gênero musical, enfatizando a necessidade de transpor esse pensamento para o âmbito dos estudos em informação. Expõe um breve histórico de três gêneros musicais admitidos como identidade nacional do Brasil, Colômbia e Cuba. Discute os vários usos e significados que o gênero musical pode apresentar, incluindo distorções que culminam na transmutação de gênero em “prateleira de produtos”.  Conclui que é importante ampliar a postura crítica de uso do gênero musical como elemento descritor da música e, portanto, como elemento que concorre para a formação da memória da música em bibliotecas e outras instituições.

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Biografia do Autor

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduaçãao em Ciência da Informação da Universidade Federaal de Santa Catarina, Brasil.

Beatriz Tarré Alonso, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Monteiro de Barros, C. ., & Tarré Alonso, B. . (2023). OS USOS SOCIAIS DO GÊNERO MUSICAL E SUA RELAÇÃO COM A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO . Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 10(1), 179–199. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/5446