Diálogos entre a poesia de Helena Kolody e a pintura de Miguel Bakun
Palavras-chave:
Kolody. Bakun, Literatura Comparada, Natureza, ImagemResumo
Este trabalho tem por objetivo traçar um comparativo interartístico entre poesia e pintura, a partir da obra produzida pelos artistas brasileiros, a poeta Helena Kolody e o pintor Miguel Bakun. Sabe-se da importância do aspecto visual na sociedade contemporânea e do saliente flashs de imagens despertadas pela poesia. Desse modo a relação e confluências entre as duas artes se caracteriza como importante, porque ambas são construções humanas, que expõe e refletem a sociedade em que se inserem e ao mesmo tempo são refletidas por ela. Com pressupostos teóricos da Literatura e estudos comparados será observado como se dá a relação entre homem e natureza, bem como esta é caracterizada no conjunto da obra dos referidos artistas.Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000. (Fundamentos)
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 1986.
CORTEZ, Clarice Zamorano. Literatura e pintura. In: BONNICI, Thomas e ZOLIN, Osana, Lúcia Osana (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. Maringá: EDUEM, 2009. (p. 355-368).
CRUZ, Antonio Donizei da. O universo imaginário e o fazer poético de Helena Kolody. Cascavel/PR: Edunioeste, 2012.
DA VINCI, Leonardo. Os escritos de Leonardo da Vinci sobre a arte da pintura. Eduardo Carreira (Org.). Brasília: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
FREITAS, Artur. Miguel Bakun e a dispersão da paisagem. In: PROLIK, Eliane (org.). Miguel Bakun: a natureza do destino. Curitiba: Edição do autor, 2009. (p. 87-95).
HORÁCIO. Arte Poética. In: Aristóteles, Horácio e Longino: a poética clássica. Introdução por Roberto de Oliveira Brandão; tradução direta do grego e do latim por Jaime Bruna. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997. (p. 53– 68).
KOLODY, Helena. Sinfonia da vida. Tereza Hatue de Rezende (org). Curitiba: Letraviva, 1997.
______. Infinita Sinfonia. Organização e coordenação de Adélia Maria Woellner. Curitiba: Edição do autor, 2011.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Introdução, tradução e notas de Márcio Seligmann. São Paulo: Iluminuras, 2011.
MARQUES, Reinaldo. O comparatismo literário: teorias itinerantes. In: SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos (Org.). Literatura Comparada: interfaces e transições. Campo Grande/MS: UCDB/UFMS, 2001. (p. 49-58)
MUHANA, Adma. Poesia e Pintura ou Pintura e Poesia. Tratado seiscentista de Manuel Pires de Almeida. Tradução do latim de João Ângelo Oliva Neto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Fapesp, 2002.
MUSEU OSCAR NIEMEYER. (Brasil). Miguel Bakun na beira do mundo. Catálogo. Curitiba, 2010. 120 p. catálogo da exposição comemorativa ao centenário de nascimento do artista, 15 de abril de 2010 a 29 de agosto de 2010.
NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: História, Teoria e Crítica. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
PROLIK, Eliane (org.). Miguel Bakun: a natureza do destino. Curitiba: Edição do autor, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.