Desenvolvimento inicial do feijão-caupi em resposta à fertilização nitrogenada e molibdica
Resumo
O feijão-caupi é cultivado em todos os estados do Nordeste, sendo uma importante fonte de alimento e renda. O manejo nutricional pode ser uma das ferramentas utilizada spara promover incrementos de produtividade da cultura. Desta forma, o fornecimento de molibdênio, elemento este que age no metabolismo do nitrogênio, pode ser uma estratégia de manejo nutricional para proporcionar um melhor desenvolvimento do feijão-caupi. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento inicial do feijão-caupi cv. Paulistinha submetido à doses de molibdênio associadas à doses de nitrogênio. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em arranjo fatorial 5x2, sendo os tratamentos: 5 doses de molibdênio (0, 40, 80, 120 e 160 g ha-1), e 2 doses de nitrogênio (0, 80 kg ha-1), com 3 repetições, totalizando 30 unidades experimentais. A fonte de molibdênio utilizada foi o molibdato de sódio, e de nitrogênio, a ureia. As variáveis estudadas foram: altura de plantas (cm), diâmetro de caule (mm), área foliar (cm²) e massa de matéria fresca (g). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e posteriormente, à análise de regressão polinomial. As crescentes doses de molibdênio aplicado via foliar proporcionaram maior altura de plantas, diâmetro de caule e área foliar em feijão-caupi. A variável massa de matéria fresca não sofreu influência dos tratamentos aplicados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Geama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.