As incógnitas e os desafios da inclusão participativa da Governança Ambiental: uma revisão sistemática de literatura
Palavras-chave:
Democracia, Meio Ambiente, Política ambientalResumo
Em função das problemáticas ambientais, a junção da população estatal e não-estatal nas tomadas de decisões em escala local, nacional e global tem-se apresentado como um instrumento mitigador. Esse modelo passou a ser chamado de governança. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar os desafios que impõe a consolidação de um sistema de governança ambiental participativo global. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura de artigos científicos publicados entre os anos 1992 e 2020 nasbases de dados da Web of Science e Scielo, onde foram encontrados 57 trabalhos. Após aplicação dos critérios de exclusão, restaram 12 trabalhos que se atentaram em responder pergunta norteadora que moveu essa pesquisa: até que ponto a percepção dos envolvidos durante o processo de governança ambiental participativa é levada em conta pelos gestores públicos? Os resultados demonstraram que existem diversos desafios para implementação de uma governança ambiental participativa global, já que a pluralidade de interesses diverge muitas vezes das causas ambientais e que a complexidade da sociedade moderna torna as políticas ambientais cada vez mais incertas. O desafio dessa problemática é ouvir e compreender as pessoas sem distinção, de modo que possa aproveitar o potencial da união dos envolvidos para colocar em prática os planos de governança ambiental e analisar os resultados para tornar as técnicas cada vez mais eficazes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Geama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.