Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na otimização dos locais de estacionamento do serviço scooter sharing na cidade de Faro (Portugal)
Palavras-chave:
Trotinetes, Mobilidade, Faro, Análise de redes, Sistemas de Informação GeográficaResumo
Em 2019, o município de Faro aderiu ao conceito de mobilidade partilhada rumando a um futuro mais verde. Entre várias ações amigas do ambiente foram celebrados contratos com diversas operadoras privadas de aluguel de trotinetes elétricas para implementar uma rede que conectasse com os diversos sistemas de transporte existentes na cidade. Este sistema de partilha das trotinetes elétricas como uma nova forma de mobilidade para curtas distâncias teve uma forte adesão pela comunidade. Estes veículos podem ser estacionados em qualquer lugar sendo necessário efetuar a recolha, o carregamento e a sua distribuição em vários pontos da cidade. Com o aumento do uso de trotinetes, verificou-se uma desordem e uma falta de preocupação por parte dos usuários no estacionamento destes veículos, nomeadamente, o abandono no meio dos passeios e estrada, junto ao acesso dos prédios, encostados aos carros estacionados, caídos no chão, entre outros. Tal fato, compromete a mobilidade dos idosos, deficientes visuais e de pessoas com mobilidade reduzida. Este artigo tem como objetivo propor a localização de pontos obrigatórios de estacionamento das trotinetes, maximizando a cobertura de toda a cidade e minimizando a distância destes pontos aos destinos pretendidos pelos usuários, por meio da análise de redes em Sistemas de Informação Geográfica, nomeadamente, a análise Location-Allocation da extensão Network Analyst do ArcGis. Dos resultados obtidos, a distância média de 122m entre o ponto de entrega e o destino do usuário foi a solução mais otimizada, obtendo-se 75 locais de estacionamento.Downloads
Referências
BIELINSKI, T.; WAZNA, A. Electric scooter sharing and bike sharing user behaviour and characteristics. Sustainability, v12, n.22, 9640, 2020. 13p.
BROWN, A.E.; KLEIN, N.J.; THIGPEN, C.; WILLIAMS, N. Impeding access: The frequency and characteristics of improper scooter, bike, and car parking. Transportation research interdisciplinary perspectives. v4, 100099, 2020. 11p.
CLAUDINO, H.M. Estacionamento obrigatório, quotas máximas e fim do "caos visual": Carlos Moedas quer apertar regras para quem anda de trotinetes e bicicletas partilhadas. 2022. Disponível em: https://cnnportugal.iol.pt/trotinetes/bicicletas/estacionamento-obrigatorio-quotas-maximas-e-fim-do-caos-visual-carlos-moedas-quer-apertar-regras-para-quem-anda-de-trotinetes-e-bicicletas-partilhadas/20220629/62bb71df0cf2f9a86eab30de. Acesso em: 21 de julho 2022.
CIOCIOLA, A.; COCCA, M.; GIORDANO, D.; VASSIO, L.; MELLIA, M. E-scooter sharing: leveraging open data for system design. In: 2020 IEEE/ACM 24th International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications (DS-RT), p. 1-8, 2020.
CLIMATE-DATA.ORG. Disponível em: https://pt.climate-data.org/europa/portugal/faro/faro-142/. Acesso em: 19 de julho 2022.
CHRISTOFOROU, Z.; DE BORTOLI, A., GIOLDASIS, C.; SEIDOWSKY, R.. Who is using e-scooters and how? Evidence from Paris. Transportation research part D: transport and environment, V92, 102708., 2021, 15p.
DIAS, G.; ARSENIO, E.; RIBEIRO, P. The role of shared E-Scooter systems in urban sustainability and resilience during the COVID-19 mobility restrictions. Sustainability, v13, n.13, 7084, 2021, 19p.
FERRÃO, A.F.T. O papel da micro-mobilidade nos transportes urbanos do futuro. 2020. 80f. Dissertação de doutoramento - Universidade de Coimbra, 2020.
HERN, A. The guardian. The future will be dockless: could a city really run on 'floating transport'? 2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/cities/2018/jul/11/future-dockless-city-really-run-floating-transport-apps-scooters-bikes. Acesso em: 21 de julho 2022.
LEKACH, S. Mashable. E-scooters aren't getting stolen, the real issue is sidewalk litter. 2018. Disponível em: https://mashable.com/2018/04/17/electric-scooters-sidewalk-litter/?europe=true. Acesso em: 21 de julho 2022.
LONA, B.A.C. Novos modos de transporte nas cidades, e-scooters partilhadas no Porto e estação de carregamento. 2021. 172f. Dissertação de mestrado - Universidade do Porto, 2021.
REJALI, S.; AGHABAYK, K.; MOHAMMADI, A.; SHIWAKOTI, N. Assessing a priori acceptance of shared dockless e-scooters in Iran. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 100, 103042, 2021. 18p.
PORDATA. Estatísticas sobre Portugal e Europa. Disponível em: https://www.pordata.pt/Municipios/Popula%c3%a7%c3%a3o+residente+segundo+os+Censos+total+e+por+grandes+grupos+et%c3%a1rios-22. Acesso em: 19 de julho 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Geama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.