Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na otimização dos locais de estacionamento do serviço scooter sharing na cidade de Faro (Portugal)

Autores

Palavras-chave:

Trotinetes, Mobilidade, Faro, Análise de redes, Sistemas de Informação Geográfica

Resumo

Em 2019, o município de Faro aderiu ao conceito de mobilidade partilhada rumando a um futuro mais verde. Entre várias ações amigas do ambiente foram celebrados contratos com diversas operadoras privadas de aluguel de trotinetes elétricas para implementar uma rede que conectasse com os diversos sistemas de transporte existentes na cidade. Este sistema de partilha das trotinetes elétricas como uma nova forma de mobilidade para curtas distâncias teve uma forte adesão pela comunidade. Estes veículos podem ser estacionados em qualquer lugar sendo necessário efetuar a recolha, o carregamento e a sua distribuição em vários pontos da cidade. Com o aumento do uso de trotinetes, verificou-se uma desordem e uma falta de preocupação por parte dos usuários no estacionamento destes veículos, nomeadamente, o abandono no meio dos passeios e estrada, junto ao acesso dos prédios, encostados aos carros estacionados, caídos no chão, entre outros. Tal fato, compromete a mobilidade dos idosos, deficientes visuais e de pessoas com mobilidade reduzida. Este artigo tem como objetivo propor a localização de pontos obrigatórios de estacionamento das trotinetes, maximizando a cobertura de toda a cidade e minimizando a distância destes pontos aos destinos pretendidos pelos usuários, por meio da análise de redes em Sistemas de Informação Geográfica, nomeadamente, a análise Location-Allocation da extensão Network Analyst do ArcGis. Dos resultados obtidos, a distância média de 122m entre o ponto de entrega e o destino do usuário foi a solução mais otimizada, obtendo-se 75 locais de estacionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Miguel Granja Martins, Universidade Algarve

Fernando Miguel Granja Martins nasceu em 1970 na freguesia de São Sebastião da Pedreira em Lisboa. Terminou em 1990 o ensino secundário na Escola Secundária D. João V na Damaia. É Licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1995, Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em 2005 e Doutorado em Recursos Naturais e Meio Ambiente pela Faculdade de Química da Universidade de Sevilha em 2012. Desde 1996 que é professor na área da Geomática no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg). É atualmente Diretor do Mestrado de Geomática da UAlg, membro do Conselho Pedagógico do ISE e membro do conselho de Coordenadora do Departamento de Engenharia Civil.  Faz parte do grupo de investigação MedSoil Research Group, é membro efetivo do  Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da UAlg . Desenvolve atividades de investigação em Sistemas de Informação Geográfica, Deteção Remota e Modelação 3D na área dos incêndios florestais e na otimização da água em espaços verdes urbanos e agrícolas. É autor e co-autor de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais com arbitragem por pares.

Helena Maria Fernandez, Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, Universidade do Algarve

Helena Maria Fernandez is professor of Geostatistics and Remote Sensing area, at the University of Algarve, since 1997. Is a degree in Geographical Engineering from the Faculty of Sciences of the Lisbon University , MSc in Georessources from the Instituto Superior Técnico and PhD in Natural Resources and Environment from the University of Seville. Is the integrate research member in Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs). Is author of the several books and manuscripts about of the application of new technologies to the environment, namely, forest, agriculture, water management and tourism. It is a reviewer of several articles published in international journals with scientific arbitration and it has participated in environment area projects.

Referências

BIELINSKI, T.; WAZNA, A. Electric scooter sharing and bike sharing user behaviour and characteristics. Sustainability, v12, n.22, 9640, 2020. 13p.

BROWN, A.E.; KLEIN, N.J.; THIGPEN, C.; WILLIAMS, N. Impeding access: The frequency and characteristics of improper scooter, bike, and car parking. Transportation research interdisciplinary perspectives. v4, 100099, 2020. 11p.

CLAUDINO, H.M. Estacionamento obrigatório, quotas máximas e fim do "caos visual": Carlos Moedas quer apertar regras para quem anda de trotinetes e bicicletas partilhadas. 2022. Disponível em: https://cnnportugal.iol.pt/trotinetes/bicicletas/estacionamento-obrigatorio-quotas-maximas-e-fim-do-caos-visual-carlos-moedas-quer-apertar-regras-para-quem-anda-de-trotinetes-e-bicicletas-partilhadas/20220629/62bb71df0cf2f9a86eab30de. Acesso em: 21 de julho 2022.

CIOCIOLA, A.; COCCA, M.; GIORDANO, D.; VASSIO, L.; MELLIA, M. E-scooter sharing: leveraging open data for system design. In: 2020 IEEE/ACM 24th International Symposium on Distributed Simulation and Real Time Applications (DS-RT), p. 1-8, 2020.

CLIMATE-DATA.ORG. Disponível em: https://pt.climate-data.org/europa/portugal/faro/faro-142/. Acesso em: 19 de julho 2022.

CHRISTOFOROU, Z.; DE BORTOLI, A., GIOLDASIS, C.; SEIDOWSKY, R.. Who is using e-scooters and how? Evidence from Paris. Transportation research part D: transport and environment, V92, 102708., 2021, 15p.

DIAS, G.; ARSENIO, E.; RIBEIRO, P. The role of shared E-Scooter systems in urban sustainability and resilience during the COVID-19 mobility restrictions. Sustainability, v13, n.13, 7084, 2021, 19p.

FERRÃO, A.F.T. O papel da micro-mobilidade nos transportes urbanos do futuro. 2020. 80f. Dissertação de doutoramento - Universidade de Coimbra, 2020.

HERN, A. The guardian. The future will be dockless: could a city really run on 'floating transport'? 2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/cities/2018/jul/11/future-dockless-city-really-run-floating-transport-apps-scooters-bikes. Acesso em: 21 de julho 2022.

LEKACH, S. Mashable. E-scooters aren't getting stolen, the real issue is sidewalk litter. 2018. Disponível em: https://mashable.com/2018/04/17/electric-scooters-sidewalk-litter/?europe=true. Acesso em: 21 de julho 2022.

LONA, B.A.C. Novos modos de transporte nas cidades, e-scooters partilhadas no Porto e estação de carregamento. 2021. 172f. Dissertação de mestrado - Universidade do Porto, 2021.

REJALI, S.; AGHABAYK, K.; MOHAMMADI, A.; SHIWAKOTI, N. Assessing a priori acceptance of shared dockless e-scooters in Iran. Transportation Research Part D: Transport and Environment, 100, 103042, 2021. 18p.

PORDATA. Estatísticas sobre Portugal e Europa. Disponível em: https://www.pordata.pt/Municipios/Popula%c3%a7%c3%a3o+residente+segundo+os+Censos+total+e+por+grandes+grupos+et%c3%a1rios-22. Acesso em: 19 de julho 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Martins, F. M. G., & Fernandez, H. M. (2022). Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na otimização dos locais de estacionamento do serviço scooter sharing na cidade de Faro (Portugal). Revista Geama, 8(3), 40–44. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5131

Edição

Seção

ARTIGOS