Conhecimentos de Ecologia Utilizados por Alunos do Ensino Médio na Compreensão das Questões Ambientais

Autores

  • Maria Eduarda Alves de Carvalho
  • Ana Carolina Borges Lins e Silva
  • Gilmar Beserra de Farias UFPE

Palavras-chave:

Ensino, Ecologia, Biologia da Conservação, Questões Ambientais

Resumo

Nas questões ambientais estão inseridos conceitos da Ciência Ecologia e da Biologia da Conservação e que podem apresentar diferentes significados dependendo dos atores sociais. O objetivo deste estudo foi verificar se os alunos do Ensino Médio utilizavam conhecimentos da Ciência Ecologia na compreensão das questões ambientais. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo com as informações obtidas por meio de uma questão sobre poluição hídrica e tratadas a partir da Análise do Conteúdo. Foram identificadas três categorias de análise: Educação, Solução Técnica e Poder Público. Os estudantes do Ensino Médio fizeram pouco uso dos conceitos da Ciência Ecologia, apresentando termos superficiais, generalistas e de senso comum.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Carvalho, M. E. A. de ., Lins e Silva, A. C. B., & Beserra de Farias, G. (2021). Conhecimentos de Ecologia Utilizados por Alunos do Ensino Médio na Compreensão das Questões Ambientais. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 1(1), 40–55. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4135

Edição

Seção

Processos de construção de significados