Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- Os URLs para as referências foram fornecidos.
-
O texto está em espaço 1 e meio; usa uma fonte Times New Roman, corpo 12 para o texto e 10 para o resumo (em português, inglês, espanhol e francês), citações de mais de três linhas e notas de rodapé; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Concorda com os termos da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).
- Carta de anuência de publicação e de trabalho inédito, será anexada no passo 4. Transferência de documentos suplementares.
Didática das ciências e da matemática
Essa seção destina-se à divulgação de artigos na área de Didática das Ciências (Química, Física e Biologia) e Matemática, com foco em métodos e técnicas de ensino, planejamento, avaliação, recursos didáticos, fenômenos didáticos das salas de aulas, relações entre professor, alunos e saber, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e/ou professores.
Formação inicial e continuada de professores
Nesta seção serão publicados artigos que tenham como foco programas e políticas de formação inicial e continuada de professores de ciências (física, química e biologia) e matemática para os diversos níveis de ensino, considerando a perspectiva da identidade pessoal e profissional do docente. Além disso, são condizentes com esta seção artigos sobre práticas docentes em diferentes contextos culturais e em diferentes níveis e modalidades de escolaridade, saberes docentes e desenvolvimento profissional de professores.
Processos de construção de significados
Esta seção acolhe trabalhos que propõem análises críticas das bases teóricas e metodológicas que suportam propostas inovadoras no campo da didática das ciências e da matemática em diferentes níveis de escolaridade. Nesse sentido, são consideradas investigações sobre processos e estratégias de ensino e aprendizagem, ferramentas e materiais inovadores produzidos em situações planejadas com base em perspectivas de pesquisas atuais que orientam o ensino de ciências e matemática, visando compreender fatores que favorecem o processo de construção de significados para os conceitos científicos.
Temáticas interdisciplinares e contemporâneas
Esta seção acolhe artigos que tenham por foco temáticas interdisciplinares e contemporâneas e discutam com profundidade suas repercussões no ensino de ciências de matemática. Incluem-se no escopo desta seção trabalhos com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS); Educação Ambiental (EA); abordagens sistêmicas, complexas e ecológicas; questões sociocientíficas e socioambientais; letramento científico; educação em ciências em espaços de educação não formal, tais como museus, feiras, exposições e unidades de conservação; educação inclusiva; questões de gênero; relações étnico-raciais; educação indígena, quilombola; diversidade e direitos humanos; e outras temáticas emergentes e relevantes na área.
Tecnologias no Ensino de Ciências e da Matemática
Seção destinada para pesquisas sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) no ensino das ciências e da matemática, aprendizagem On-line, aprendizagem móvel, aprendizagem mista (Blended Learning), aprendizagem baseada em tecnologia, e-Learning e MOOC. Além de pesquisas sobre políticas educacionais de integração das TD, práticas de integração educacional das TD, jogos digitais, ambientes virtuais de aprendizagem, recursos didáticos digitais e software educacional.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.