Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1 e meio; usa uma fonte Times New Roman, corpo 12 para o texto e 10 para o resumo (em português, inglês, espanhol e francês), citações de mais de três linhas e notas de rodapé; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Concorda com os termos da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).
  • Carta de anuência de publicação e de trabalho inédito, será anexada no passo 4. Transferência de documentos suplementares.

Directrices para autores/as

Diretrizes para formatação dos textos

  1. Orientações gerais

a) Os artigos poderão ser redigidos em português, inglês, espanhol e francês, acompanhados do resumo em português, inglês, espanhol e francês e deverão ser apresentados em formato papel tamanho A4 digitados com utilização de editores Word for Windows, com uso de fonte: Times New Roman, corpo 12 para o texto e 10 para o resumo (em português, inglês, espanhol e francês), citações de mais de três linhas e notas de rodapé (ver template da revista) ;

b) Espaçamento justificado e entre linhas de 1,5 cm (um e meio) para o texto, com exceção para as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências e o resumo (em português, inglês, espanhol e francês) que devem ser digitados em espaço simples;

c) As margens esquerda e superior devem ter 3 cm; inferior e direita com 2 cm;

d) O recuo deve ser de 2 cm da margem esquerda para parágrafos e 4 cm para citações de mais de três linhas;

e) Os artigos deverão conter entre 15 e 25 laudas, incluindo referências, tabelas, gráficos, ilustrações e notas, quando houver. Caso existam tabelas, gráficos e ilustrações, estas devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos arábicos, obedecendo à especificidade de cada um. A identificação da tabela deverá ser feita acima desta e precedida da palavra Tabela, com a numeração correspondente. Já as ilustrações (quadros, fotos, organogramas, outros) devem ter sua identificação apresentada abaixo destes, com o título antecedido da palavra indicativa do tipo de ilustração. Em caso de tabelas e/ou ilustrações reproduzidas de alguma obra deverão conter a fonte, indicada abaixo destas. As fotografias deverão estar em preto e branco.

f) Para garantir o anonimato no processo de avaliação, os artigos deverão ser apresentados da seguinte forma: conter uma folha de rosto, separada do corpo do trabalho, com o título do artigo, nome dos autores, profissão, vínculo institucional e título acadêmico, endereço, telefone e e-mail.

g) A primeira página do artigo deve conter somente o título do trabalho em português, inglês e espanhol antes de cada resumo, com as iniciais em caixa alta negrito, centralizado, acompanhado do subtítulo, se for o caso, em caixa baixa sem negrito, seguido dos Resumos (em português, inglês e espanhol) de 100 até 250 palavras, acompanhados de palavras-chave, no máximo três, que identifiquem o conteúdo do trabalho, espaço simples e sem parágrafos.

h) O corpo do trabalho deverá começar com a INTRODUÇÃO, a qual deve apontar o propósito do estudo e a metodologia utilizada, se for o caso. Em seguida, deverão ser trabalhadas as demais seções que constituem o desenvolvimento do trabalho, tendo como último item a CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS, cada uma delas antecedida do indicativo (algarismo) correspondente e alinhada à margem esquerda.

i) Os títulos das seções primárias deverão vir em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias deverão estar em letras minúsculas e também em negrito; os títulos das demais seções deverão vir em minúsculas e sem negrito.

  1. Orientações quanto às citações

a) O sistema de chamada deverá ser o autor-data, conforme a American Psychological Association (APA) devendo-se no texto indicar junto a cada citação, direta ou indireta, o sobrenome de cada autor pessoal ou nome de entidade responsável, seguido do ano da publicação do documento e da(s) página(s) da citação, separados entre si, por vírgula, podendo estar tudo entre parênteses ou o sobrenome do autor estar fora deles. Em ambos os casos, o sobrenome do autor deverá estar só com a inicial em letras maiúsculas. Tratando-se de dois autores, quando fora dos parênteses, deverão ser ligados pela conjunção “e”, mas estando dentro dos parênteses serão separados entre si, por “&”, como na referência.

b) Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.” e da data de publicação. Se duas referências com o mesmo ano ficarem idênticas quando abreviadas, cite os sobrenomes dos primeiros autores e de tantos autores quanto forem necessários para distinguir as duas referências, seguidos por vírgula e “et al.”.

c) Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de “et al.” e da data de publicação, e nas referências acrescentar todos os autores. Se duas referências com o mesmo ano ficarem idênticas quando abreviadas, cite os sobrenomes dos primeiros autores e de tantos autores quanto forem necessários para distinguir as duas referências, seguidos por vírgula e “et al.”.

d) As referências deverão ser elaboradas em conformidade com o disposto na versão atualizada da American Psychological Association(APA). Registrar, nas referências, somente, os autores citados no corpo do texto.

Exemplos de referências:

a) Artigo de revista científica
Barturen, J. A. & Olalla, A. M. G. (2020). Aprendizaje basado en proyectos y desarrollo sostenible en el Grado de Educación Primaria. Enseñanza de las Ciencias, 38 (2), 5-24.

b) Artigo de revista científica no prelo
Indicar, no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico sublinhado após o título do artigo. Não referir data e números do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando que está no prelo.

c)  Livros
Guimarães, M. (2005). A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus.

d) Capítulo de livro

Azevedo, M. C. P. S. de. (2012) Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática (PP. 19-33).  São Paulo: Cengage Learning.

e) Trabalho apresentado em congresso com publicação em anais

Farias, C. R. de O., Guilherme, B. C., & Almeida, A. V. de. (2013). A dimensão prática na formação inicial: reinterpretações locais das políticas curriculares para a licenciatura em Ciências Biológicas. In Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Org.), Anais de comunicações científicas, IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (p.1650). Águas de Lindóia: ABRAPEC.

f)Teses ou dissertações

Giassi, A. S. F. (2009). A contextualização no ensino de biologia: um estudo com professores de escolas da rede pública estadual do município de Criciúma-SC. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

g)Artigo de jornal
Schwartz, J. (1993, September 30). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp. A1, A4. (nº de páginas com “p.” ou “pp.”; separe as páginas descontinuas com vírgulas).

h)Artigo de jornal eletrônico
Leatherby, L.,&  Smart, C. (2020, July 2). Coronavirus Cases Are Peaking Again. Here`s how it´s different this time. The New York Times. Acesso em: https://www.nytimes.com/interactive/2020/07/02/us/coronavirus-cases-increase.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage.

i) Nos casos em que o artigo de jornal não traga a indicação da autoria, substitua o nome do autor pelo título da matéria.

j) Comunicação pessoal
Pode ser carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal. Cite apenas no texto, dando as iniciais e o sobrenome do emissor e a data. Não inclua nas referências.

Utilizar o template da revista. 

Os artigos deverão ser enviados a uma das seguintes seções:

- Formação inicial e continuada de professores

- Processos de construção de significados

- Didática das ciências e da matemática

- Temáticas interdisciplinares e contemporâneas

- Tecnologias no ensino de Ciências e da Matemática

Didática das ciências e da matemática

Essa seção destina-se à divulgação de artigos na área de Didática das Ciências (Química, Física e Biologia) e Matemática, com foco em métodos e técnicas de ensino, planejamento, avaliação, recursos didáticos, fenômenos didáticos das salas de aulas, relações entre professor, alunos e saber, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e/ou professores.

Formação inicial e continuada de professores

Nesta seção serão publicados artigos que tenham como foco programas e políticas de formação inicial e continuada de professores de ciências (física, química e biologia) e matemática para os diversos níveis de ensino, considerando a perspectiva da identidade pessoal e profissional do docente. Além disso, são condizentes com esta seção artigos sobre práticas docentes em diferentes contextos culturais e em diferentes níveis e modalidades de escolaridade, saberes docentes e desenvolvimento profissional de professores.

Processos de construção de significados

Esta seção acolhe trabalhos que propõem análises críticas das bases teóricas e metodológicas que suportam propostas inovadoras no campo da didática das ciências e da matemática em diferentes níveis de escolaridade. Nesse sentido, são consideradas investigações sobre processos e estratégias de ensino e aprendizagem, ferramentas e materiais inovadores produzidos em situações planejadas com base em perspectivas de pesquisas atuais que orientam o ensino de ciências e matemática, visando compreender fatores que favorecem o processo de construção de significados para os conceitos científicos.

Temáticas interdisciplinares e contemporâneas

Esta seção acolhe artigos que tenham por foco temáticas interdisciplinares e contemporâneas e discutam com profundidade suas repercussões no ensino de ciências de matemática.  Incluem-se no escopo desta seção trabalhos com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS); Educação Ambiental (EA); abordagens sistêmicas, complexas e ecológicas; questões sociocientíficas e socioambientais; letramento científico; educação em ciências em espaços de educação não formal, tais como museus, feiras, exposições e unidades de conservação; educação inclusiva; questões de gênero; relações étnico-raciais; educação indígena, quilombola; diversidade e direitos humanos; e outras temáticas emergentes e relevantes na área.

Tecnologias no Ensino de Ciências e da Matemática

Seção destinada para pesquisas sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) no ensino das ciências e da matemática, aprendizagem On-line, aprendizagem móvel, aprendizagem mista (Blended Learning), aprendizagem baseada em tecnologia, e-Learning e MOOC. Além de pesquisas sobre políticas educacionais de integração das TD, práticas de integração educacional das TD, jogos digitais, ambientes virtuais de aprendizagem,  recursos didáticos digitais e software educacional.

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