Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- Os URLs para as referências foram fornecidos.
-
O texto está em espaço 1 e meio; usa uma fonte Times New Roman, corpo 12 para o texto e 10 para o resumo (em português, inglês, espanhol e francês), citações de mais de três linhas e notas de rodapé; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Concorda com os termos da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).
- Carta de anuência de publicação e de trabalho inédito, será anexada no passo 4. Transferência de documentos suplementares.
Didática das ciências e da matemática
Essa seção destina-se à divulgação de artigos na área de Didática das Ciências (Química, Física e Biologia) e Matemática, com foco em métodos e técnicas de ensino, planejamento, avaliação, recursos didáticos, fenômenos didáticos das salas de aulas, relações entre professor, alunos e saber, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e/ou professores.
Formação inicial e continuada de professores
Nesta seção serão publicados artigos que tenham como foco programas e políticas de formação inicial e continuada de professores de ciências (física, química e biologia) e matemática para os diversos níveis de ensino, considerando a perspectiva da identidade pessoal e profissional do docente. Além disso, são condizentes com esta seção artigos sobre práticas docentes em diferentes contextos culturais e em diferentes níveis e modalidades de escolaridade, saberes docentes e desenvolvimento profissional de professores.
Processos de construção de significados
Esta seção acolhe trabalhos que propõem análises críticas das bases teóricas e metodológicas que suportam propostas inovadoras no campo da didática das ciências e da matemática em diferentes níveis de escolaridade. Nesse sentido, são consideradas investigações sobre processos e estratégias de ensino e aprendizagem, ferramentas e materiais inovadores produzidos em situações planejadas com base em perspectivas de pesquisas atuais que orientam o ensino de ciências e matemática, visando compreender fatores que favorecem o processo de construção de significados para os conceitos científicos.
Temáticas interdisciplinares e contemporâneas
Esta seção acolhe artigos que tenham por foco temáticas interdisciplinares e contemporâneas e discutam com profundidade suas repercussões no ensino de ciências de matemática. Incluem-se no escopo desta seção trabalhos com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS); Educação Ambiental (EA); abordagens sistêmicas, complexas e ecológicas; questões sociocientíficas e socioambientais; letramento científico; educação em ciências em espaços de educação não formal, tais como museus, feiras, exposições e unidades de conservação; educação inclusiva; questões de gênero; relações étnico-raciais; educação indígena, quilombola; diversidade e direitos humanos; e outras temáticas emergentes e relevantes na área.
Tecnologias no Ensino de Ciências e da Matemática
Seção destinada para pesquisas sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) no ensino das ciências e da matemática, aprendizagem On-line, aprendizagem móvel, aprendizagem mista (Blended Learning), aprendizagem baseada em tecnologia, e-Learning e MOOC. Além de pesquisas sobre políticas educacionais de integração das TD, práticas de integração educacional das TD, jogos digitais, ambientes virtuais de aprendizagem, recursos didáticos digitais e software educacional.
Copyright Notice
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Privacy Statement
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.