O Fetiche da Tecnologia no Processo Civilizatório Contemporâneo
Palavras-chave:
Processo Civilizatório, Equação Civilizatória, Educação Desobediente, CTS, Fetiche da TecnologiaResumo
Neste artigo, fruto de um convite de uma nova publicação direcionada para falarmos de educação, pesquisa, ciência e tecnologia e correlatos, busco trazer meu posicionamento firme e veemente em relação ao comportamento da pesquisa e da educação em um país que ainda clama por um mínimo de igualdade entre os componentes de sua população. Minha pretensão aqui é apresentar um alerta para a falta de contundência da educação tecnológica e, por extensão, da educação formal como um todo, especialmente relativa às análises das relações CTS e às soluções das graves questões contemporâneas, que vêm comprometendo a sobrevivência da espécie humana e dos demais seres vivos. Já dizia isso em outras publicações, enfatizando que estamos passando do limite da passividade e nos tornando quase que coniventes a um processo civilizatório suicida, elitista e, perigosamente, cruel. As variáveis em jogo no tabuleiro complexo das sociedades do norte e do sul do planeta, em algum momento, haverão de se constituir em objetos de trabalho docente, e essa nova revista, que hoje nasce, será um grande ponto de auxílio para tais tentativas, que ajudará a superar os apassivados sistemas educacionais no mundo inteiro e, ao mesmo tempo, a contribuir para a formação de uma mentalidade que priorize o bem-viver e a equidade social.Downloads
Referências
Bazzo, W. A. (2019). De técnico e de humano: questões contemporâneas, 3. ed. Santa Catarina: Edufsc.
Bazzo, W. A. (2020). Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica 6. ed. Santa Catarina: Edufsc.
Bregman, R. (2018). Utopia para realistas: como construir um mundo melhor. Rio de Janeiro: Sextante.
Galeano, E. (1999). De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM Editores.
Harari. Y. N. (2016). Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Editora Schwarcz S. A.
Harari. Y. N. (2018). 21 lições para o século 21. São Paulo: Editora Schwarcz S. A.
Kelly, K. (2017). Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão o nosso mundo. São Paulo: Editora HSM.
Masi, D. (2019). Uma simples revolução. Rio de Janeiro: Sextante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
De acordo com os termos seguintes:
-
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
-
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
-
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.