O Pensamento Complexo na Educação Científica e Tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Formação do Pensamento Complexo, Equação Civilizatória, Educação Científica e Tecnológica

Resumo

A educação científica e tecnológica insere-se em um contexto onde as articulações com as esferas social, política, econômica, ambiental, etc., se fazem cada vez mais necessárias e urgentes, de modo a auxiliar a compreensão da complexidade do processo civilizatório. Tem-se, portanto, como pressuposto que a educação científica e tecnológica necessita indubitavelmente da compreensão da complexidade do ser humano enquanto indivíduo, espécie e sociedade, para além de uma compreensão tecnicista dos conceitos, leis e princípios. A construção deste ensaio teórico parte da indagação: como os conhecimentos científicos e tecnológicos podem se articular de modo a auxiliar na formação do pensamento complexo? Para isso, a obra de Edgar Morin inspira a buscar uma nova forma de olhar para os conceitos, leis e princípios comumente abordados na educação científica e tecnológica, tirando-os das caixinhas disciplinares, compartimentadas e desunidas. Tal pensamento encontra respaldo em autores como Harari, Georgescu-Roegen e Rees, confluindo com estudiosos da educação em ciências e tecnologia, especialmente Bazzo e a equação civilizatória. O resultado é um ensaio onde os estudos especializados da Ciência e da Tecnologia são articulados e compreendidos de modo interdisciplinar, oferecendo subsídios ao entendimento da complexidade e da construção do conhecimento pertinente, num exercício constante de pensar o específico na articulação com seu contexto. Outrossim, este ensaio se constitui um material a ser explorado e trabalhado em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Auler, D. & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica-tecnológica para quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 3 (2), 122-134.

Bazzo, W. A., Linsingen, I. V. &Pereira, L. T. V. (2003). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid, Espanha: OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos).

Bazzo, W. A. (2016). Ponto de Ruptura Civilizatória: a Pertinência de uma Educação “Desobediente". Rev. iberoam. cienc. tecnol. soc., 11(33), 73-91.

Bazzo, W. A. (2019). De técnico e de humano: questões contemporâneas. Florianópolis, SC: Ed. UFSC.

Bazzo, W. A. (2020). Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC.

Binder, I. M. & Souza, A. P. G. de (2021). Contribuições do pensamento de Georgescu-Roegen e Hans Jonas para a educação em ciências e tecnologia. In: Anais, I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica – SEPT 2021. Blumenau(SC): IFC.

Civiero, P. A. G. & Bazzo, W. A. (No prelo). Equação civilizatória: gênese e estrutura. Revista Dinamys.

Cortella, M. S. (2017) Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis, RJ: Vozes.

Georgescu-Roegen, N. (2012). O decrescimento: entropia, ecologia, economia. São Paulo: SENAC.

Harari, Y. N. (2017). Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre, RS: L&PM.

Morin, E. (2011).Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO.

Morin, E. (2015). Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina.

Morin, E. (2019). Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Rees, M. (2021). Sobre a futuro: perspectivas para a humanidade. Rio de Janeiro: Alta Books.

Schwab, K. (2016). A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro.

Silva, G. R. da, & Errobidart, N. C. G. (2019). Termodinâmica e Revolução Industrial: uma abordagem por meio da História Cultural da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, (19), 71-97.

Silveira, R. C. P. da (1991). Uma contribuição para o estudo do ensaio científico avaliativo. Letras, (2), 33-42.

Universidade do Vale do Itajaí. (2011). Produção acadêmico-científica: a pesquisa e o ensaio. Cadernos de ensino. Formação continuada. Ensino Superior, 7, (9). Itajaí, SC: UNIVALI. Disponível em: https://www.univali.br/vida-no-campus/biblioteca/trabalhos-academico-cientificos/Documents/Produ%C3%A7%C3%A3o%20Acad%C3%AAmico-Cient%C3%ADfica%20-%20A%20Pesquisa%20e%20o%20Ensaio.pdf.

Watanabe, G. (2021). As contribuições dos aspectos da complexidade para um ensino de física mais crítico. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(Suppl 1), e20200416-1–e20200416-12.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Campestrini Binder, I. M., & Bazzo, W. A. . (2022). O Pensamento Complexo na Educação Científica e Tecnológica. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 92–110. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4921

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares e contemporâneas