Qual Desenvolvimento Buscamos para o Sul Global? Em Busca de Novos Caminhos para a Educação Científica e Tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Educação Científica e Tecnológica, Tecnologia, Desenvolvimento

Resumo

Qual é o papel do conhecimento científico na compreensão e superação dos problemas sociais presentes nas sociedades atuais? Qual a relevância do aprendizado em ciência e tecnologia para estudantes da educação básica? Este ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a importância de compreendermos a ciência e a tecnologia enquanto construtos humanos que carregam em si valores e características das sociedades nas quais são produzidos. Compreende-se que, com a globalização, muitas estratégias tecnológicas adotadas para a solução de problemas nos países desenvolvidos acabaram por refletir em soluções para os países do Sul global. No entanto, essas soluções ignoram o contexto social, político e econômico sobre o qual esses países se constituíram. Nesse sentido, no presente trabalho debate-se sobre o critério de imparcialidade atribuído ao conhecimento científico e se o mesmo poderia ser aplicado ao desenvolvimento tecnológico. Por fim, algumas questões pertinentes ao ensino das ciências são elaboradas tendo em vista a construção teórica desenvolvida ao longo do ensaio. Defende-se a importância de um ensino das ciências, e também de um ensino sobre tecnologia, que inclua aspectos da história e da filosofia como modo de fomentar uma melhor compreensão e uma maior participação social em decisões que envolvam questões tecnocientíficas.

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Biografia do Autor

Cristine Saibert, Universidade Federal de Santa Catarina

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Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Saibert, C., & Bazzo, W. A. (2024). Qual Desenvolvimento Buscamos para o Sul Global? Em Busca de Novos Caminhos para a Educação Científica e Tecnológica . Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 4(1), 101–115. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/5944

Edição

Seção

Temáticas interdisciplinares e contemporâneas