Ações Educativas sobre Educação Ambiental na Formação Continuada de Professores no Semiárido Paraibano

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Ambiental, Semiárido

Resumo

Este artigo propõe apresentar os resultados de uma pesquisa realizada através de um de processo de formação continuada de professores em Educação Ambiental contextualizada para o Bioma Caatinga. Para tanto, foram realizadas vivências pedagógicas e ações colaborativas com 37 docentes de três escolas da zona urbana e duas de zona rural do município de São José dos Cordeiros/PB. A abordagem metodológica da pesquisa foi a Qualitativa, e utilizou-se dos pressupostos metodológicos da Pesquisa-ação Colaborativa. Este artigo descreve as vivencias pedagógicas realizadas em 2019, e apresenta os projetos de educação ambiental elaborados pelos docentes. A formação continuada apresentada nesse estudo buscou construir em diálogo com os professores, um processo reflexivo que teve como lastro as experiências docentes dos participantes. Os projetos implementados refletem e reforçam a importância e relevância da formação continuada em EA.

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Biografia do Autor

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

UFPB

Maria Andrêsa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

UFPB

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Pegado Abílio, F. J., & da Silva, M. A. (2023). Ações Educativas sobre Educação Ambiental na Formação Continuada de Professores no Semiárido Paraibano. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1), 81–94. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/6549