O Processo Argumentativo como Elemento Problematizador na Produção de Materiais Didáticos por Licenciandos

Autores

Palavras-chave:

Argumentação, Produção de Material didático, Atividades investigativas

Resumo

O trabalho teve como objetivo investigar como o processo da argumentação é considerado na elaboração de materiais didáticos com atividades investigativas junto a um grupo de licenciandos do curso de Química inseridos em um Programa de Iniciação à Docência da UFS. O estudo estruturou-se metodologicamente através do desenvolvimento das atividades investigativas para a promoção do desenvolvimento argumentativo sendo adotada a Design Research, também conhecida como pesquisa de desenvolvimento através de um curso de formação mediada pela pesquisadora em questão, buscando tecer relações entre o que eles consideravam importante para a elaboração desse material através da discussão de textos, artigos e de suas experiências em geral, além do que seria introduzido com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento argumentativo e de que maneira se daria essa inserção. Os registros de áudios desses encontros foram transcritos, codificados e interpretados segundo a técnica de Análise de Conteúdo de Moraes analisando também quais momentos foram modificados e/ou inseridos comparando-os com a primeira versão do material. Entre os resultados alcançados, observou-se que os licenciandos consideravam importante a inserção de atividades investigativas experimentais, a promoção de interações e discussões entre os estudantes, bem como considerar o contexto durante a elaboração dessas atividades, além de enfatizarem que a elaboração de uma estratégia de ensino através da produção de um material didático atrelado ao seu desenvolvimento e construção pode permitir auxiliar no processo argumentativo dos estudantes e na formação docente, levando-os a refletir sobre a relevância do conhecimento teórico durante a construção de um método de ensino.

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Biografia do Autor

Alícia Rodrigues dos Reis, Universidade Federal de Sergipe

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Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Rodrigues dos Reis, A., & Lopes da Silva, E. (2024). O Processo Argumentativo como Elemento Problematizador na Produção de Materiais Didáticos por Licenciandos. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 4(1), 28–48. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/6554

Edição

Seção

Didática das ciências e da matemática