A Constituição de um Objeto de Ensino: Do Céu ao Universo nas Aulas de Astronomia
Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Objeto de ensino, CéuResumo
O céu foi um dos importantes instrumentos para o desenvolvimento social da humanidade, especialmente ao possibilitar a criação de mecanismos para a contagem do tempo e a localização espacial. Na Ciência, os estudos sobre o tema possibilitaram o desenvolvimento e o avanço de conceitos e tecnologias, promovendo o entendimento sobre quem somos, de onde viemos e onde estamos sob a perspectiva cósmica e científica. Reconhecendo essa importância, conceitos de astronomia estão presentes na Educação Básica, constituindo-se como um objeto a ser ensinado. Este trabalho pretende analisar como se deu o movimento de constituição do céu e do Universo como um objeto de ensino, analisando historicamente sua presença nos currículos escolares. Como resultado, percebe-se que embora sua presença não seja nova nos currículos, ela se consolidou a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e mais recentemente com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Enquanto isso, a realidade tem mostrado que os professores têm algumas dificuldades em trabalhar com esses conteúdos em sala de aula, fruto de uma formação inicial insuficiente nesse assunto, o que impossibilita o aprofundamento e o desenvolvimento de metodologias para ensinar o tema. Com isso, fica destacada a contradição de que a demanda curricular da Educação Básica parece não ser suficiente quando não se relaciona com outros níveis hierárquicos, como o currículo de formação inicial e continuada dos professores.Downloads
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