Técnica de criodesidratação comparada entre encéfalos de suínos e caninos para estudo da anatomia animal

Autores

  • Nicolle Motta Reis Universidade Estadual de Maringá
  • Amanda Gasparucho Bossi Universidade Estadual de Maringá
  • Leandro Luis Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Barbara Cristina Mazzucatto Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26605/medvet-v14n3-2665

Palavras-chave:

desidratação, cérebros, suínos, cães.

Resumo

A criodesidratação é uma técnica utilizada para conservação de materiais, principalmente vísceras de animais, para estudo prático da anatomia animal. O presente estudo visa demostrar os resultados obtidos com a criodesidratação de encéfalos de suínos e caninos, uma vez que tal material é um dos mais sensíveis à degradação e perde rapidamente suas características durante o manuseio nas aulas práticas. Foram submetidos sete encéfalos de suínos e três de caninos à injeção e submersão em Formol 10%, durante 15 dias, e posterior congelamento e descongelamento, sendo pesados uma vez a cada sete dias e envernizados depois de alcançarem 30% do peso inicial. Os encéfalos apresentaram média de perda de peso semelhante quando comparados entre as duas espécies e redução do tamanho inicial. Após a envernização, os encéfalos mostraram-se resistentes ao manuseio, o que possibilitou a visualização de estruturas sem danificar substancialmente a peça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolle Motta Reis, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá.

Amanda Gasparucho Bossi, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá.

Leandro Luis Martins, Universidade Estadual de Londrina

Docente do departamento  de Anatomia da Universidade Estadual de Londrina. Docente da disciplina de Anatomia Veterinária para o curso de medicina veterinária e zootecnia.

Barbara Cristina Mazzucatto, Universidade Estadual de Maringá

Docente do departamento  de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá. Docente da disciplina de Anatomia patológica.

Referências

Antoniolli, E.C.; Pinto, B.A; Webber, A.R.; Dejan, W.S.; Filho, J.R.S.; Mahl, D.L.; Oliveira, F.; Pierozan, M.K.; Urio, E.A. Criodesidratação do sistema nervoso. Getúlio Vargas: Faculdades IDEAU, 1-7, 2016.

Cury, F. S.; Censoni, J.B., Ambrósio, C.E. Técnicas anatômicas no ensino da prática de anatomia animal. Pesquisa Veterinária Brasileira: 33(5): 688-696, 2013.

Freitas, I.B.; Souza, A.M.; Santos, R.M.B. Técnica anatômica aplicada na conservação de cortes segmentares em Canis familiaris e Decapterus macarellus. IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFRPE, 2009. Disponível em <http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0721-2.pdf >. Acesso em: 25 abr. 2019.

Kimura, A.K.; Carvalho, W.L. Estudo da relação custo x benefício no emprego da técnica de glicerinação em comparação com a utilização da conservação por formol. Trabalho de Conclusão de Curso (Extensão em Higiene Ocupacional) - Universidade Estadual Paulista, 2010.

Kremer, R.; Schubert, J.M.; Bonfíglio, N.S. Criodesidratação de vís¬ceras do canal alimentar no preparo de peças anatômicas para estudo veterinário. PubVet, 5(13):1-7, 2011.

Krug, L.; Pappen, F.; Zimmermann, F.; Dezen, D.; Rauber, L.; Semmelmann, C.; Roman, L.I.; Barreta, M.H. Conservação de Peças Anatômicas com Glicerina Loira. Instituto Federal Catarinense, 1-6, 2011.

Downloads

Publicado

20-10-2020

Como Citar

Reis, N. M., Bossi, A. G., Martins, L. L., & Mazzucatto, B. C. (2020). Técnica de criodesidratação comparada entre encéfalos de suínos e caninos para estudo da anatomia animal. Medicina Veterinária, 14(3), 193–196. https://doi.org/10.26605/medvet-v14n3-2665

Edição

Seção

Morfologia e Fisiologia Animal