Técnica de criodesidratação comparada entre encéfalos de suínos e caninos para estudo da anatomia animal
DOI:
https://doi.org/10.26605/medvet-v14n3-2665Palavras-chave:
desidratação, cérebros, suínos, cães.Resumo
A criodesidratação é uma técnica utilizada para conservação de materiais, principalmente vísceras de animais, para estudo prático da anatomia animal. O presente estudo visa demostrar os resultados obtidos com a criodesidratação de encéfalos de suínos e caninos, uma vez que tal material é um dos mais sensíveis à degradação e perde rapidamente suas características durante o manuseio nas aulas práticas. Foram submetidos sete encéfalos de suínos e três de caninos à injeção e submersão em Formol 10%, durante 15 dias, e posterior congelamento e descongelamento, sendo pesados uma vez a cada sete dias e envernizados depois de alcançarem 30% do peso inicial. Os encéfalos apresentaram média de perda de peso semelhante quando comparados entre as duas espécies e redução do tamanho inicial. Após a envernização, os encéfalos mostraram-se resistentes ao manuseio, o que possibilitou a visualização de estruturas sem danificar substancialmente a peça.Downloads
Referências
Antoniolli, E.C.; Pinto, B.A; Webber, A.R.; Dejan, W.S.; Filho, J.R.S.; Mahl, D.L.; Oliveira, F.; Pierozan, M.K.; Urio, E.A. Criodesidratação do sistema nervoso. Getúlio Vargas: Faculdades IDEAU, 1-7, 2016.
Cury, F. S.; Censoni, J.B., Ambrósio, C.E. Técnicas anatômicas no ensino da prática de anatomia animal. Pesquisa Veterinária Brasileira: 33(5): 688-696, 2013.
Freitas, I.B.; Souza, A.M.; Santos, R.M.B. Técnica anatômica aplicada na conservação de cortes segmentares em Canis familiaris e Decapterus macarellus. IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, UFRPE, 2009. Disponível em <http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0721-2.pdf >. Acesso em: 25 abr. 2019.
Kimura, A.K.; Carvalho, W.L. Estudo da relação custo x benefício no emprego da técnica de glicerinação em comparação com a utilização da conservação por formol. Trabalho de Conclusão de Curso (Extensão em Higiene Ocupacional) - Universidade Estadual Paulista, 2010.
Kremer, R.; Schubert, J.M.; Bonfíglio, N.S. Criodesidratação de vís¬ceras do canal alimentar no preparo de peças anatômicas para estudo veterinário. PubVet, 5(13):1-7, 2011.
Krug, L.; Pappen, F.; Zimmermann, F.; Dezen, D.; Rauber, L.; Semmelmann, C.; Roman, L.I.; Barreta, M.H. Conservação de Peças Anatômicas com Glicerina Loira. Instituto Federal Catarinense, 1-6, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.