Determinação de anticorpos anti-Leptospira spp. e anti-Brucella abortus em bovinos abatidos em matadouro público no Estado de Pernambuco.
Abstract
Objetivou-se determinar a prevalência de anticorpos anti-Leptospira spp. e anti-Brucella abortus em bovinos machosabatidos em matadouro público no Estado de Pernambuco. Para tanto, 412 amostras de soro sanguíneo dos animaisforam coletadas no momento da sangria Para o diagnóstico sorológico da Leptospira spp. foi utilizada a Técnica deSoroaglutinação Microscópica (SAM) e, para Brucella abortus, a soroaglutinação com Antígeno AcidificadoTamponado (AAT) e Teste de Fixação do Complemento (TFC). Com títulos aglutinantes entre 100 e 400, aprevalência de anticorpos anti-Leptospira spp. foi 13,3% (95% IC = 10,1% - 16,6%). Não foram detectadosanticorpos anti-Brucella abortus. Os resultados obtidos neste trabalho demonstraram que os bovinos estudadostiveram contato com vários sorovares de Leptospira spp., e que alguns animais podem ter dissemindo o agenteetiológico no ambiente em que eram manejados.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.