Desenvolvimento do olho e diferenciação da retina em peixes Betta splendens Regan, 1909
Abstract
Descreve-se o desenvolvimento ocular, com ênfase na retina de peixe ornamental da espécie Betta splendens, que apresenta um desenvolvimento extra-embrionário, favorecendo pesquisas que envolvam um melhor entendimento desua embriologia e estudos sobre degenerações e regenerações, ontogenia e diferenciação ocorridas no olho, estapesquisa foi realizada do período embrionário até dez dias pós eclosão. O desenvolvimento do olho esta completo quando há a eclosão do animal. Para o estudo das etapas de desenvolvimento os animais foram anestesiados emEugenol 50ppm em água, perfundidos com Paraformaldeido a 4% em Tampão Fosfato, desidratados e embebidos em Paraplast Plus. Em seguida, confeccionados cortes histológicos com 5 e 1µm de espessura e corados com HE, PAS e método TUNEL. Como resultado foi possível observar que os olhos surgiram de evaginações do diencéfalo, formando o cálice óptico. O neuroectoderma, o mesoderma e o ectoderma da superfície estão envolvidos na formação do olho. O método TUNEL identificou processo de apoptose na retina e cristalino, comprovando que há uma redução de células durante o desenvolvimento do animal. No peixe adulto, através da histoquímica foi possível observar a morfologia e o arranjo celular dos fotorreceptores.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.