Leptospirose em bovinos: revisão
Abstract
A leptospirose bovina é uma doença cosmopolita, reconhecida no Brasil desde o século XIX. Muitos prejuízos econômicos são associados à enfermidade, principalmente em decorrência das complicações reprodutivas e sistêmicas que acarreta aos animais. Atualmente existem 13 espécies patogênicas, sendo os humanos suscetíveis à maioria delas. O diagnóstico pode ser obtido através da identificação do agente ou detecção de anticorpos. A imunohistoquímica, imunoperoxidade indireta, o exame bacteriológico e reação da cadeia em polimerase são bastante utilizadas, porém o teste de soroaglutinação microscópica é considerado padrão. Existem medidas de prevenção e controle empregadas aos rebanhos, entretanto as mais recomendadas são a vacinação dos animais e desratização.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.