Melanoma oral em cão. Relato de três casos
Abstract
O melanoma maligno é uma neoplasia oriunda dos melanócitos com importante papel no bloqueio dos raios ultravioletas. De ocorrência comum nos caninos, tem-se associado este tipo neoplásico a fatores de risco como: raça, gênero e espécie. Os animais acometidos por esta enfermidade apresentam comumente sialorreia, halitose e disfagia. O tratamento se dá por excisão cirúrgica associada ou não a quimioterapia ou radioterapia. Relata-se a ocorrência de melanoma oral em três cães atendidos com queixa de aumento de volume em cavidade oral. Após a avaliação clínica optou-se pela remoção cirúrgica da neoplasia através da hemimandibulectomia. O tratamento cirúrgico se mostrou eficaz em dois dos três pacientes e recidiva do tumor foi observada em um dos cães.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.