Linfonodo sentinela: perspectivas no diagnóstico de metástase no câncer de mama em cadelas: revisão
Abstract
O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo a receber a drenagem proveniente de um câncer, portanto corresponde ao primeiro local de metástase que se disseminam por via linfática. Existem diversos métodos de identificação do linfonodo sentinela, porém o que apresenta melhores resultados é a associação entre corante vital e o aparelho gama-probe. A biópsia do linfonodo sentinela é considerada o método diagnóstico capaz de predizer a presença de recidivas e metástases, este deve ser associado ao estudo imuno-histoquímico, pois existem metástases que não são observadas com a aplicação da técnica anterior, denominadas micrometástases. Com a realização desta pesquisa objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica sobre linfonodo sentinela no câncer de mama. Conclui-se que diante da importância e das novas perspectivas no diagnóstico, tratamento e prognóstico do câncer de mama, faz-se necessário estudos aprofundados a respeito do linfonodo sentinela, bem como, pesquisas que revelem as complicações pós-cirúrgicas da região submetida ao procedimento de linfonodectomia axilar e inguinal em cadelas portadoras de câncer de mama.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.